Há 100 anos transformando o mundo

jun 12, 2017

Ao nos aproximarmos do fim deste ano rotário inteiramente dedicado às celebrações do centenário da Fundação Rotária, vale a pena pensarmos como seria o mundo se o fundo de dotações que deu origem a toda essa história não tivesse sido criado.

É certo que sem o nosso programa Polio Plus a humanidade não estaria prestes a vencer a guerra contra a poliomielite. Mesmo que os ministérios da saúde de todos os países continuassem com suas ações de imunização rotineiras, não há como negar que a liderança e o apoio do Rotary deram o ímpeto aos parceiros envolvidos nesta jornada para que a estratégia de contenção do vírus ambicionasse algo bem maior: sua erradicação global.

Além dessa iniciativa colossal, ao longo destes 100 anos a Fundação também concedeu inúmeros subsídios para outras ações na área da saúde, aumentando o acesso de muitas comunidades à assistência médica e garantindo o fornecimento de água e saneamento. Foram vários os projetos de combate a cólera, verminoses e HIV/Aids, entre tantas outras doenças. Milhares de pessoas não sofreram nem morreram porque os rotarianos trabalharam para evitar que isso ocorresse.

Sem a Fundação Rotária, muitos teriam continuado na escuridão do analfabetismo, e tantos outros não teriam aprendido uma profissão para sustentarem a si e a suas famílias.

Nossa atuação na área de promoção da paz é fenomenal. Em 2002, a primeira turma de bolsistas iniciou seus estudos nos Centros Rotary pela Paz. Centenas de pessoas formadas nesses cursos estão usando o que aprenderam para prevenir e mediar conflitos, ajudando aqueles que tiveram suas vidas abaladas por guerras.

Em comunidades do mundo inteiro encontramos placas em poços, clínicas e escolas identificando que a Fundação passou por ali. Quando vejo isso, sinto muito orgulho de ser rotariano e por saber que minhas doações possibilitaram esse trabalho.

Não podemos esquecer jamais: a história desses projetos é também a de pessoas cujas vidas mudaram para melhor graças a nós. É a história delas que não deixa dúvidas: a Fundação Rotária realmente faz do mundo um lugar melhor.

* O autor é Kalyan Banerjee, chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.

(Mensagem de maio de 2017)