Há 100 anos fazendo o bem

mai 26, 2017

O começo de um novo ano no Rotary é sempre emocionante. Temos um novo lema inspirador, novos dirigentes, projetos inéditos e empolgantes. Além disso, em 2016-17 teremos algo muito especial: a comemoração dos 100 anos da nossa Fundação Rotária.

Desde 1917, quando Arch Klumph propôs um fundo de dotação “para fazer o bem no mundo”, a Fundação veio crescendo até tornar-se o que é hoje, uma organização humanitária internacional de alto nível. Poucas fundações filantrópicas comemoram 100 anos de história, especialmente depois de ter um início modesto como a nossa, com uma doação de apenas 26,50 dólares. O fato de que a Fundação hoje conta com um patrimônio de mais de 1 bilhão de dólares comprova a extraordinária generosidade dos rotarianos de todo o mundo. Muitas vezes, procuro imaginar o que a Fundação será quando cada rotariano, de todos os lugares, der a ela seu apoio contínuo.

Espero que vocês reflitam sobre os inúmeros sucessos da Fundação, um motivo de orgulho para todos nós. Nos últimos 100 anos, mobilizamos 3 bilhões de dólares para solucionar uma enorme gama de problemas em milhares de comunidades ao redor do mundo. Os Subsídios Distritais e Globais salvam e transformam vidas, formando educadores e treinando profissionais para que levem adiante esse legado imprescindível.

Nosso centenário oferece uma oportunidade ideal para lembrar nossos associados da magnífica história de trabalho humanitário da Fundação. Uma história que também precisa ser contada às outras pessoas. Está na hora de o mundo todo saber que desempenhamos um papel de liderança na campanha de erradicação da pólio, um esforço que, como Bill Gates e outros afirmam, não seria possível sem a extraordinária dedicação do Rotary. Precisamos destacar ainda as diversas maneiras pelas quais temos combatido outras doenças devastadoras, fornecido água potável às pessoas, difundido a educação, promovido a alfabetização e contribuído para o crescimento das economias locais.

Sejam quais forem as maneiras de celebrar os 100 anos da Fundação, espero que você divulgue o Rotary o máximo possível. Realize eventos que envolvam toda a comunidade e evidenciem o excelente trabalho que nós realizamos. No site http://centennial.rotary.org/pt/home-page-blocks, reunimos algumas ideias para você e seus companheiros comemorarem o centenário.

O lema Rotary a Serviço da Humanidade, do presidente do Rotary International, John Germ, retrata perfeitamente o trabalho da Fundação, que há anos vem capacitando os rotarianos para acolher a humanidade e servir os necessitados. Neste ano 2016-17, sugiro que nos comprometamos a divulgar nossas histórias inspiradoras, ao mesmo tempo em que continuaremos a ter novas experiências que, um dia, também farão parte dessa história.

* O autor é Kalyan Banerjee, chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.

(Mensagem de julho de 2016)