Ao nos prepararmos para o terceiro ano trabalhando com os novos subsídios do Rotary, devemos destacar que o Seminário de Gerenciamento de Subsídios precisa ser sempre atualizado e revisado. O comparecimento do representante do clube ao Seminário e a assinatura e concordância em cumprir o Memorando de Entendimento é a condição mínima para um clube estar qualificado.

O evento pode ser realizado separadamente ou em conjunto com outras reuniões distritais. A realização deste seminário também faz parte do processo de qualificação do distrito. O Seminário garante que os clubes compreendam o documento Memorando de entendimento – Qualificação de clube e estejam bem preparados para administrar os subsídios da Fundação Rotária. A Comissão Distrital da Fundação Rotária deve trabalhar junto ao governador na qualificação do distrito e de seus clubes, e também na criação de normas para o Fundo Distrital de Utilização Controlada (Fduc), divulgação da disponibilidade de Subsídio Distrital e arrecadação de fundos para Subsídios Globais e Distritais.

Arrecadação de fundos
Para que fundos devo contribuir? Os clubes devem estabelecer metas para os fundos Anual, Polio Plus e de Dotação. Destacando-se que é necessário o monitoramento da meta em cada fundo visando o alcance das mesmas. Informações sobre cada fundo orientam o doador sobre reconhecimentos e aplicação dos referidos recursos. Clubes que estabeleceram metas arrecadaram em média mais de 100 dólares per capita – 110% a mais do que os clubes que não definiram metas. Um dado importante é que 33% dos clubes que não definiram metas terminaram o ano como clubes não contribuintes. Somente 10% das unidades rotárias com metas acabaram na mesma situação. O Rotary Club Central é uma ferramenta muito útil para o estabelecimento de metas eficazes.

O Fundo Anual é a principal fonte de financiamento dos programas da Fundação e suas verbas são utilizadas anualmente na implementação de projetos humanitários locais e internacionais.

As doações à Fundação Rotária por meio da iniciativa Todos os Rotarianos, Todos os Anos permitem que você possa contribuir anualmente ao Fundo Anual. As contribuições podem ser destinadas ao Share, ao Fundo Mundial ou a uma de nossas seis áreas de enfoque – notando que as contribuições destinadas às áreas de enfoque não são incluídas no cálculo do Share e não geram Fduc. As Doações ao Fundo de Dotação asseguram o futuro dos programas da Fundação Rotária. O montante principal do fundo nunca é utilizado, e somente os rendimentos provenientes do investimento do fundo são usados. As doações são feitas em dinheiro, sob a forma de Doações Extraordinárias, dotações, legados ou acordos de renda vitalícia. Doações ao Fundo Polio Plus são usadas exclusivamente para a erradicação mundial da poliomielite, sendo que mais verbas serão necessárias até que esta meta seja alcançada.

No Brasil, as doações para a Fundação Rotária também podem ser efetuadas por pessoas jurídicas através da Empresa Cidadã e do Seguro Solidário, entre outros.

* Os autores são Celso Alves e Paulo Augusto Zanardi, coordenadores regionais da Fundação Rotária para a Zona Rotária 22B e para as Zonas Rotárias 22A e 23A, respectivamente.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para celsogalves@gmail.com e zanardi4730@gmail.com