Futuro que construiremos juntos

jul 4, 2018

Cerca de um ano e meio depois de ingressar no Rotary, fui desligado do meu clube porque havia faltado a quatro reuniões consecutivas. Essa era a regra na época. Admito que não gostava muito da refeição nem das reuniões semanais, e não acreditava que elas fossem a melhor maneira de investir meu tempo. Mas o problema real era que eu não estava engajado com o Rotary. Não tinha um papel no clube, um motivo para ser associado, nem via razão de ir a uma reunião de almoço semanal que parecia não me oferecer absolutamente nada.

Foi então que o presidente do clube me pediu para presidir a Comissão da Fundação Rotária no ano seguinte. Aquele foi um momento decisivo para mim, e o resto vocês já sabem. Quero que todos vocês pensem em engajar aqueles associados que têm dúvidas em relação ao Rotary. Em 2018-19, preciso da sua ajuda. Quero que se juntem a mim para nos concentrarmos em quatro objetivos centrais para nossa Fundação.

Em primeiro lugar, a principal prioridade do Rotary (e isto não surpreenderá ninguém) é o fim da poliomielite. Temos que cumprir nossa promessa de um mundo livre da pólio para todas as crianças.

Em segundo, temos que aumentar a sustentabilidade dos nossos serviços nas seis áreas de enfoque. Isso significa avaliar rigorosamente as necessidades a que eles se destinam. Significa trabalhar com as comunidades para ver do que elas realmente precisam e conseguir que participem desse trabalho, que se tornem responsáveis pelos projetos e meçam sua evolução.

Nossa terceira prioridade é encorajar os distritos a usarem todo seu Fundo Distrital de Utilização Controlada, quer seja por meio dos Subsídios Distritais, dos Subsídios Globais ou do Polio Plus. Há diversas maneiras de se formar parcerias transformadoras e utilizar bem esse recurso.

Por fim, decidimos aumentar o saldo do Fundo de Dotação da Fundação Rotária para 2,025 bilhões de dólares até o ano de 2025. Nossa meta global de arrecadação para o ano 2018-19, que começa este mês, é de 380 milhões de dólares – recursos que nos permitirão dar continuidade a programas que transformam vidas, e que nossos associados realizam todos os dias. Porém, cada um de nós precisa pensar no legado que deixará para o Rotary. O Fundo de Dotação é o nosso futuro.

Junte-se a mim para que este seja um ano dedicado à construção do legado de nossa organização. Seu legado é a promessa do Rotary.

* O autor é Ron Burton, chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.