É bom ter uma comunidade, estar numa comunidade. Ela nos dá uma sensação de calidez e de conforto aconchegante. Todo Rotary Club é criado para dar atenção à sua área de ação filantrópica. A comunidade onde vivemos e atuamos é como o teto que nos abriga do frio e das intempéries. A evolução desse conceito permite definir hoje as comunidades virtuais, nas quais podemos ter “1 milhão de amigos”, com os quais nos conectamos eletronicamente, mas que também nos oferecem o risco de nos afastarmos e nos recolhermos em nossa individualidade, em silos que passam a ser a negação da própria comunidade.

A todo rotariano que atingiu sua individualidade de fato e é capaz de resolver seus problemas com independência, inclusive financeira, a Fundação Rotária dá a oportunidade de que ele saia de seu silo e ajude a construir um seguro comunitário contra o infortúnio individual. Assim, esses rotarianos passam de uma postura de caridade de obrigação para uma postura de filantropia fraternal, juntando-se aos que estão dispostos a ajudar os que têm necessidades.

É o Fundo de Dotações (antigo Fundo Permanente) que nos dá essa oportunidade de dispor do que temos para, de forma perene, fazer o bem no mundo. Este fundo é a garantia da perpetuidade de nossa ação filantrópica. Quando nos convencemos e convencemos nossos familiares de que devemos dispor por legado algo que construímos ou adquirimos, estaremos exercendo por antecipação um alto nível de gratidão.

Como aquela menininha que se propôs a adquirir um colar valioso para presentear sua irmã mais velha que, com a morte da mãe, passou a cuidar dos irmãos, abrindo mão do tempo até para cuidar de si própria. O joalheiro, analisando a situação, concordou em receber as poucas moedas e fazer a transação que parecia inviável e não lucrativa. No dia seguinte, a irmã que recebeu o presente foi à joalheria devolver o colar, declarando ao joalheiro que sabia que sua irmãzinha não tinha dinheiro para pagar a joia. O joalheiro tomou o estojo, embrulhou-o com carinho e devolveu-o à jovem, dizendo que as transações comerciais em sua loja eram confidenciais, e declarou: “Ela pagou o preço mais alto que qualquer pessoa pode pagar: ela deu tudo o que tinha”.

Exerça a oportunidade de gratidão que lhe foi concedida de forma privilegiada: faça uma doação ao nosso Fundo de Dotações e garanta a sustentabilidade das nossas ações para fazer o bem à comunidade a que servimos.

* O autor é Antonio Hallage, diretor 2009-11 do Rotary International, curador da Fundação Rotária, membro gestor da ABTRF e associado ao Rotary Club de Curitiba-Leste, PR (distrito 4730).