Um de nossos maiores desafios na equipe da Imagem Pública é usar a força dos mais de 1,2 milhão de associados para mostrar o que o Rotary é e faz. E podemos chamar atenção mostrando nossos excelentes projetos, usando as habilidades dos rotarianos e nos valendo das ferramentas de mídias sociais.

Hoje mais de 1,5 bilhão de pessoas utilizam regularmente algum tipo de rede social. Essas ferramentas não param de crescer e, neste contexto, o Rotary tem avançado no uso delas. É visível o crescimento de distritos e clubes no Brasil na utilização das mídias sociais. Resultado positivo, uma vez que transforma as ações e inovações dos clubes em notícia. Além de fortalecer a marca e agregar valor à organização para o público externo.

Os fatos apontam, neste primeiro trimestre do ano rotário, um novo olhar dos distritos e clubes no uso das mídias sociais. Todos os distritos avançaram neste quesito, mas alguns se destacaram. Os distritos 4620 e 4760 conseguiram bater recordes de publicidades, com inserções que ultrapassaram 15 milhões de espectadores (TV, rádios, outdoors, jornais). O resultado é fruto dos registros pelos distritos. Temos certeza de que se todos os registros fossem feitos, os dados seriam muito maiores. Sabemos que muitos outros distritos tiveram grandes audiências também, mas deixaram de registrar os acontecimentos. Registrar é importante, pois temos metas a cumprir e o registro dessa publicidade tem impacto para mostrar o que o Rotary é e faz.

Como bons líderes rotários, precisamos medir os resultados alcançados na governadoria e nos clubes. Como fazê-lo? Eis algumas sugestões:

Registrar em relatórios o quanto as redes sociais ou a assessoria de imprensa tem publicizado o Rotary;

Aferir quanto a audiência do site cresce mês a mês;

Verificar o crescimento de fãs e interações no Facebook;

Saber a quantidade de matérias e artigos publicados pela imprensa e a audiência dos órgãos de divulgação.

Com isso em mente, no próximo trimestre teremos resultados muito maiores.

Enfim, realizar é tornar verdadeiro; existir de fato é tornar real sua potencialidade. Nessa perspectiva, devemos lidar com os desafios que se apresentam e transformá-los em oportunidades de realização. Assim, os resultados quanto ao uso das marcas melhorarão a cada período e o compromisso dos rotarianos em buscar novas expertises no Rotary aumentará. Isto é vencer os desafios e fortalecer a marca.

À Família Rotária, um abençoado final de ano.

* A autora é Vera Canto Bertagnoli, coordenadora da Imagem Pública do Rotary para a Zona 22B.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para vbertagnoli@hotmail.com