Ano Novo! Fazer o Rotary brilhar é estar atento aos desafios da organização. O primeiro semestre do ano rotário acabou, e a equipe da Imagem Pública participou de inúmeros seminários no Brasil com vistas a fortalecer o Rotary. No caminhar pelos distritos aprendemos, compartilhamos experiências e avaliamos como está o nível de conhecimento em relação à nova marca do Rotary.

E neste contexto, a equipe avalia que precisamos trabalhar os clubes no uso correto da nossa marca. Para que nossa instituição aumente o nível de reconhecimento, precisamos manter um equilíbrio em nossa identidade. As marcas criam relacionamento emocional e conexão com seu público. A marca do Rotary não é nossa logo, nem nosso escritório ou distrito. A nossa marca é você.

Portanto a nossa identidade visual é muito importante tanto para o público interno quanto para o externo – especialmente para as pessoas ainda não conectadas ao Rotary –, pois ela é parte da maneira como nos expressamos. Até pouco tempo atrás, nós não tínhamos muitas diretrizes sobre como nos comunicar visualmente. Como resultado, cada clube e distrito fizeram algo diferente. Isso era um problema. Nós parecíamos uma dúzia de organizações similares. Confundíamos as pessoas e não tínhamos uma mensagem unificada.

Hoje muitos clubes e distritos já aderiram à nossa nova identidade visual. Mas, como alguns clubes ainda não entendem o motivo das mudanças, vamos começar pelo início, ou seja, pela nossa logo.

Todas as marcas de sucesso evoluem para se adaptar às novas tecnologias e às mudanças culturais. Esta evolução ajuda uma marca a se alinhar à imagem que seus clientes têm dela e colabora para seu sucesso contínuo. Com o Rotary não é diferente. Com o passar dos anos, a nossa organização também evoluiu. Hoje, a nossa nova logomarca é simples e contemporânea. Ela reflete nossa tradição e inclui a palavra Rotary ao lado do nosso emblema, a roda denteada. O público externo agora pode ler o nome Rotary e associar a ele o nosso bom trabalho – o que é essencial para nosso crescimento. As diretrizes sobre a nossa identidade visual fornecem instruções sobre como o seu clube pode refletir a nossa marca de forma clara e uniforme em todas as suas comunicações, incluindo materiais impressos e websites. Visite o nosso Brand Center: www.rotary.org/brandcenter.

Lembrem-se: o sucesso em longo prazo desta iniciativa será medido por meio do aumento da compreensão do Rotary em nossa base de associados e pelo público externo. Então, vamos fazer o Rotary brilhar fortalecendo a nossa marca.

* Os autores são Ernoe Eger e Vera Canto Bertagnoli, coordenadores regionais da Imagem Pública para as Zonas Rotárias 22A e 23A, e para a Zona 22B, respectivamente.