Flexibilizar

ago 11, 2020

No passado, alguns Rotary Clubs queriam mostrar mais rigorismo que outros num afã de evidenciar sua lealdade ao pensamento da organização. Em nosso formato de visitas oficiais, longas e cheias de conteúdo, Marilene se reunia com as Casas da Amizade para debater serviços à comunidade e planejar uma marcante atuação na Conferência Distrital. Como governador de distrito no período 1985-86, por toda uma tarde eu conferia o crescimento do quadro associativo do clube visitado, a regularidade de suas obrigações e avaliava com a assembleia a possibilidade de se criar mais um clube na área – o que resultou na fundação de dez novos Rotary Clubs, sete Rotaracts e seis Interacts.

Durante uma das visitas oficiais em uma cidade mineira, aconteceu algo inusitado: o jantar seria servido em duas mesas paralelas, sendo uma só de mulheres e outra de homens. Questionamos ao presidente do clube se não seria melhor reunir os homens e as mulheres, mas ele, inflexível, resistia, argumentando que aquilo era uma tradição que não poderia ser quebrada. É bem verdade que, naquela época, a mulher ainda não tinha sido admitida como associada do Rotary e aparecia sempre numa paralela, sob o abrigo da Casa da Amizade. Apesar disso, não abrimos mão e fomos direto ao ponto, dizendo que, se ele insistisse naquele “apartheid”, estaria transformando a característica de Família do Rotary, de modo inaceitável, num grupo sem rosto.

Agora, temos o Plano de Ação, que aponta flexibilizar, adaptar e expandir nosso alcance como algumas das prioridades do Rotary. Somos uma organização humanitária global que se esforça para construir um mundo melhor por meio de pessoas que se unem e entram em ação, valorizando a diversidade, sem discriminar idade, religião, etnia, sexo, orientação sexual e identidade de gênero.

Com objetivo de flexibilizar os Subsídios Globais neste momento trágico de pandemia, os curadores da Fundação Rotária aprovaram a redução da contrapartida mínima do parceiro internacional de 30% para 15% – e ainda estabeleceram o meio ambiente como nossa sétima área de enfoque.

Em consonância com o que foi aprovado no Conselho de Legislação de 2019, em sua reunião de junho deste ano os curadores flexibilizaram e valorizaram o Rotaract com as seguintes decisões:

1 – A partir de 1º de julho de 2022, o Rotaract poderá patrocinar projetos de Subsídios Distritais e Subsídios Globais.

2 – Os rotaractianos tiveram confirmado seu direito aos reconhecimentos Menção por Serviços Meritórios e Prêmio por Serviços Eminentes.

3 – Os curadores mantiveram sua elegibilidade para participar das Bolsas de Estudo, Bolsas Rotary pela Paz e das Equipes de Formação Profissional.

A grande notícia veio da Organização Mundial da Saúde, declarando a poliomielite erradicada no continente africano, onde não ocorreu nenhum caso da doença nos últimos três anos. A conquista vale como um prêmio para os rotarianos, que trabalharam incansavelmente por ela ao longo das últimas décadas. Por outro lado, essa novidade é também um convite para que façamos nossa contribuição à iniciativa End Polio Now. O Rotary abre oportunidades para que sejamos sócios nessa missão, e somente aqui ele não vai flexibilizar, pois esse é um compromisso que assumimos com todas as crianças do mundo.

* O autor é Hipólito Ferreira, curador 2019-23 da Fundação Rotária.

hipolito@paineira.eng.br