“É possível encontrar felicidade em momentos obscuros, quando somos capazes de usar bem a luz.” – Albus Dumbledore

Os seres humanos utilizam diferentes caminhos para demonstrar sentimentos destinados a fazer o bem. Alguns lançam mão da filantropia, “esse ato sustentado pela decisão pessoal de entregar ou oferecer algo a outros sem esperar algo em troca, ou qualquer recompensa”. É um gesto de uma via, sem retorno – e que geralmente é expresso por meio de um aporte econômico que ao longo da história se mostrou a serviço de realizar tarefas que beneficiaram a humanidade.

Outros são mais voltados à solidariedade, que é “um conjunto de gestos e ações que unem as pessoas para que elas colaborem com uma solução para problemas que, em sua maioria, são inerentes à existência humana”.

E várias pessoas utilizam o serviço pessoal, que tem um pouco de tudo isso acima, mas que agrega o compromisso ético ao ato de servir. Servir significa “colocar para funcionar as virtudes que os seres humanos trazem em si quando nascem, para que atendam de forma personalizada, valiosa e constante o legítimo interesse dos demais”.

A humanidade seria muito diferente se não tivesse recebido todas essas expressões de generosidade. O bem que buscamos e a felicidade a que aspiramos somente podem ser alcançados quando renunciamos ao próprio egoísmo e trabalhamos por e para os demais.

Nós, rotarianos, temos consciência disso e concretizamos nossos propósitos por meio da Fundação Rotária, uma das mais importantes em nível mundial no apoio a projetos educativos, humanitários e de paz. A grandeza da nossa fundação se resume em uma simples equação: receber por intermédio da generosidade dos rotarianos e, com muita responsabilidade, dar a quem precisa. De um lado, a oferta generosa; do outro, a mão estendida para ajudar.

Com essa simples equação, nossa fundação nos brinda com a oportunidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas, permite-nos construir pontes para a educação, a saúde e a paz para as pessoas que precisam. Possibilita-nos compartilhar recursos e conhecimentos e construir um mundo no qual a oportunidade de viver uma vida melhor não será negada a nenhum homem, mulher ou criança.

Espero que os extraordinários resultados alcançados nos estimulem a seguir contribuindo com ela, porque apoiá-la é enaltecer o Rotary, honrar nossas origens e trabalhar por um futuro de compreensão e paz.

* A autora é Celia Giay, diretora 2013-15 e vice-presidente do Rotary International.