Fazendo o bem há um século

mai 25, 2017

Neste ano rotário de 2016-17, teremos o privilégio de comemorar o centenário da nossa Fundação Rotária, um fato auspicioso que enche de orgulho os mais de 1,2 milhão de rotarianos em todo o mundo. Fazer 100 anos é, definitivamente, um acontecimento digno de ser comemorado, e com toda certeza o será, por se tratar de uma instituição que só tem feito o bem à humanidade, desde os primórdios de sua existência.

Esse acontecimento marcante vem do ano de 1917, por iniciativa do sexto presidente do Rotary International, Arch Klumph, que teve a ideia de abrir um fundo especial para fazer o bem no mundo, uma semente generosa que deu origem à Fundação Rotária. Essa ideia do nosso sexto presidente, durante a Convenção daquele ano, em Atlanta, EUA, somada à contribuição de 26,50 dólares do Rotary Club de Kansas City, na Convenção do ano seguinte, colocou em movimento uma força poderosa que até hoje vem transformando vidas mundo afora.

A missão da Fundação Rotária do Rotary International tem sido capacitar os rotarianos para que possam promover a boa vontade, a paz e a compreensão mundial por meio de apoio a iniciativas que visem a melhoria da saúde, da educação e do combate à pobreza. Ela tem ajudado a patrocinar nossas atividades humanitárias, que vão desde projetos comunitários a iniciativas globais. Além disso, lidera as campanhas mundiais do Rotary para erradicar a poliomielite da face da Terra e promover a paz no mundo.

Da luta contra a pólio aos Centros Rotary pela Paz, a Fundação tem uma bela história para contar. O livro intitulado Fazendo o bem no mundo: A história dos 100 anos da Fundação Rotária está repleto de histórias fascinantes sobre a jornada da entidade e as pessoas que abriram e trilharam o caminho do servir por meio da nossa Fundação. Com certeza, essa obra vai merecer o interesse de todos os rotarianos, que podem ter acesso a ela em shop.rotary.org.

A meta de arrecadação de recursos para a Fundação, na virada do ano do centenário, é de 300 milhões de dólares, e a contribuição de cada rotariano permitirá que a Fundação Rotária cause um impacto ainda maior em seu segundo século de serviços.

O ano de comemorações em homenagem aos 100 anos da Fundação Rotária atingirá seu ápice na Convenção de Atlanta, em 2017. Por isso, desde já, prepare-se para celebrar este marco conosco na cidade onde a nossa Fundação nasceu. Visite a exposição do centenário. Compareça à sessão de autógrafos do livro Fazendo o bem no mundo. Não perca a festa especial do centenário. Visite Atlanta, de 10 a 14 de junho de 2017. Até 15 de dezembro a inscrição custará 340 dólares. Para o Rotaract são apenas 70 dólares.

* O autor é José Ubiracy Silva, diretor 2015-17 do Rotary International.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para joseubiracy@ebge.com.br

(Mensagem de novembro de 2016)