Fazendo do mundo um lugar melhor

mai 22, 2017

Prezados companheiros rotarianos,

O Rotary completará 112 anos em 23 de fevereiro. É incrível pensar o quanto o mundo e a nossa organização mudaram desde que o primeiro clube se reuniu em Chicago, com Paul Harris como presidente.

Algumas coisas são fáceis de comparar entre hoje e os idos de 1905. Houve mudanças nos campos da medicina e da tecnologia e na sociedade em geral. Se colocarmos lado a lado um mapa-múndi atual e um daquela época, veremos muita diferença. O que não podemos fazer é comparar o que aí está com o que poderia ter sido. Em outras palavras, não há maneira de equiparar o mundo de hoje com o que ele seria se o Rotary não existisse.

Nossa organização enfrentou muitos desafios nestes 112 anos. Tratamos conflitos com ações de paz, e pobreza com educação. Respondemos à falta de cuidados básicos de saúde com projetos de pequeno e grande portes, desde o fornecimento de equipamentos a clínicas em pequenos vilarejos à missão de erradicar mundialmente a pólio.

Jamais saberemos o quão diferente o mundo seria se o Rotary nunca tivesse sido fundado; se algum Rotary Club nunca tivesse recebido sua carta constitutiva; ou se algum rotariano tivesse recusado o convite para integrar um Rotary Club.

O que posso dizer, com absoluta fé e completa confiança, é que o mundo é um lugar bem melhor do que teria sido sem o Rotary, e que o próprio Rotary é mais forte por causa de cada um de vocês.

O mundo precisa do Rotary mais do que nunca. Precisa da nossa coragem, do nosso otimismo e idealismo. Precisa da voz de tolerância, cooperação e esperança que podemos oferecer. Precisa do exemplo de uma organização que provou que cidadãos de todos os países e culturas podem trabalhar juntos com sucesso, prazer e em clima de amizade.

Nenhum de nós conhece plenamente o impacto das nossas ações. Nenhum de nós sabe que efeitos resultarão do que fizermos e dissermos, das decisões que tomarmos, das oportunidades que agarrarmos e daquelas que deixarmos passar. Mas todos nós sabemos que quando plantamos o bem, colhemos o bem; e quando escolhemos o Dar de Si Antes de Pensar em Si como caminho para nossa vida, a direção a que ele nos levará será boa.

Ninguém pode ver o futuro. Ninguém sabe quais mudanças estão por vir. Mas tenho fé no Rotary e nos rotarianos. A cada ano que passa, faremos do nosso mundo um lugar melhor por meio de um Rotary a Serviço da Humanidade.

* O autor é John Germ, presidente 2016-17 do Rotary International.

(Mensagem de fevereiro de 2017)