Fazendo a literatura circular

ago 31, 2017

Rotary Club de Assis ChateaubriandO Rotary Club de Assis Chateaubriand, PR (distrito 4640), vem desenvolvendo, desde 2010, um projeto de fomento à leitura em que 12 caixas de madeira contendo de 20 a 25 livros de literatura brasileira são deixadas por 30 dias à disposição do público. O Baú da Literatura, que tem como parceiros a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Assis Chateaubriand, o Núcleo Regional de Educação, o Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense e o Instituto Federal do Paraná, começou com foco em empresas e escolas, atingindo então cerca de 1.500 pessoas.

Em 2016, a iniciativa ancorou no Colégio Estadual do Campo Princesa Isabel, no distrito de Encantado do Oeste. No início de 2017, foi solicitado à Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, o empréstimo à escola da Caixa Estante, que abriga cerca de 100 obras e, pela primeira vez, deixou a região metropolitana rumo ao interior do estado. Além disso, foi conseguida para o colégio a doação de 150 livros novos e usados.

O projeto do Baú da Literatura foi viabilizado por meio de um Subsídio Distrital e os 250 títulos que o compõem foram adquiridos diretamente com a editora e por doação de rotarianos e voluntários. Até o momento, a iniciativa já beneficiou mais de 2.000 pessoas.

Contato: claudineylucio13@gmail.com