Expandindo o papel dos rotarianos como pacificadores

out 3, 2017

O que queremos dizer quando falamos de paz? Em 1921, o quarto objetivo do Rotary foi estabelecido: “a propagação da compreensão, boa vontade e paz entre as nações por meio de uma rede mundial de profissionais e empresários unidos pelo ideal de servir”.

Hoje no Rotary a paz deixou de ser um conceito abstrato para ganhar uma expressão viva e dinâmica no trabalho que fazemos, essencial ao alcance da nossa missão humanitária.

Grande parte do trabalho para a construção da paz depende da capacidade dos rotarianos de realizar três atividades importantes: formar parcerias transformadoras, angariar fundos para nossos projetos e apoiar os bolsistas dos Centros Rotary pela Paz.

Neste ano, a Fundação Rotária formou uma parceria estratégica com o Instituto para Economia e Paz, uma das principais organizações para identificação e medição das instituições e estruturas que criam e sustentam sociedades pacíficas.

O Rotary trabalhará com o Instituto na criação de um portal de aprendizagem online para que rotarianos e bolsistas expandam seus conhecimentos, apliquem novos métodos e mobilizem comunidades a fim de abordar questões relativas a conflitos. Nosso objetivo é promover projetos comunitários sobre paz e resolução de conflitos que sejam práticos e impactantes.

Lançamos a Iniciativa de Doações Extraordinárias para os Centros Rotary pela Paz e realizaremos seis Conferências Presidenciais da Paz, a serem conduzidas globalmente pelo presidente Ian Riseley, de fevereiro a junho de 2018. Nessas conferências, abordaremos a ligação entre paz, sustentabilidade ambiental e nossas áreas de enfoque.

Nossa história prova que você não precisa ser um diplomata para se dedicar à paz.

Quando você orienta um aluno, está construindo a paz.

Quando você inicia qualquer projeto para apoiar o desenvolvimento econômico da sua comunidade, está criando condições para a paz naquela comunidade.

Quando você apoia e colabora com um bolsista de um Centro Rotary pela Paz, está garantindo a paz no futuro.

Os conflitos complexos de hoje requerem iniciativas comunitárias mais criativas. Juntos realmente podemos fazer a diferença.

Como você define a paz? Envie seus comentários para Paul.Netzel@rotary.org

* O autor é Paul Netzel, chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.