Colunistas

Estamos em contagem regressiva

set 4, 2017

“Contagem regressiva para um marco histórico” é uma frase de que gosto muito. Essas palavras expressam a importância dos esforços do Rotary no combate à pólio e servem de lembrete de que a linha de chegada está à vista.

O Rotary e seus parceiros estão unidos na luta para erradicar a pólio. O Conselho de Legislação de 2016 reafirmou a eliminação da doença como uma meta “da mais alta prioridade”. Na 70ª Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra, líderes globais da saúde reiteraram seu compromisso com a campanha. A cobertura midiática dos nossos esforços é vista em toda parte. No mundo inteiro, atividades como o almoço especial de arrecadação de verbas, realizado pelo distrito 6930, nos EUA, continuam a enfatizar as responsabilidades dos rotarianos ligadas a captação de recursos, promoção e recrutamento de voluntários.

O próximo caso de pólio pode ser o último, mas precisamos ser cuidadosos, pois ele não será o fim da nossa missão. Na verdade, será quando nosso trabalho se tornará mais difícil. A Organização Mundial da Saúde exigirá pelo menos três anos sem nenhum registro de casos antes de certificar o mundo como livre da pólio.

Durante esse período, vacinação intensiva e operações de vigilância continuarão acontecendo. As crianças não vão deixar de ser imunizadas contra a pólio. No que diz respeito à vigilância, observar os sinais de reincidência será da maior importância. À medida que os números de casos e pacientes com sintomas visíveis diminuírem, essas operações se tornarão cada vez mais caras.

Foi por isso que o Rotary aumentou sua contribuição para 50 milhões de dólares por ano e a Fundação Bill e Melinda Gates ampliou o valor anual de sua equiparação de 2 por 1 nas doações feitas pelo Rotary por mais três anos. Para atingir esse objetivo, precisamos de você mais do que nunca. Se os rotarianos alcançarem a meta de angariação a cada ano, o total será de 450 milhões de dólares. Na Convenção em Atlanta, países de todo o mundo e grandes doadores prometeram mais de um bilhão de dólares para energizar a luta global e acabar com essa doença implacável, incluindo os 50 milhões de dólares do Rotary por ano. Agora todos nós temos a importante missão de cumprir essas promessas.

Tudo isso é a razão pela qual peço a você que contribua de alguma forma com a campanha contra a pólio – seja com uma doação direta, arrecadando fundos na sua comunidade ou contando a história da campanha por meio das diversas plataformas de mídia disponíveis. Além disso, defenda a causa escrevendo aos representantes governamentais para garantir que eles cumpram suas promessas e mantenham o compromisso. Você também pode contatar líderes empresariais e solicitar apoio contínuo aos esforços de erradicação da pólio. Escreva para mim no e-mail Paul.Netzel@rotary.org para compartilhar o que você tem feito e conte-me suas ideias para manter a pólio no topo da nossa agenda. Precisamos de você mais do que nunca na “contagem regressiva para um marco histórico”.

Em 24 de outubro, Dia Mundial de Combate à Pólio, organize uma festa para exibição de vídeos, um show musical ou uma passeata pelo combate à doença. Saiba mais em endpolio.org/pt/world-polio-day

* O autor é Paul Netzel, chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.