Uma boa oportunidade para o desenvolvimento do quadro associativo no Brasil é a vinda da Convenção do Rotary International para o nosso país em 2015. Nós, brasileiros, que demos show na Copa do Mundo com a simpatia típica do nosso povo, temos que fazer o mesmo no próximo ano. O rotariano brasileiro tem que receber de coração aberto os companheiros do exterior.

Neste momento, o mundo olha para o rotarismo brasileiro, e por isso temos que mostrar nossa força. A convenção vem sendo preparada por um grupo de brasileiros comandado pelo chairman José Alfredo Pretoni e pelo comitê local, que tem à frente Mário César de Camargo (distrito 4420), José Luiz Toro (distrito 4430) e Carlos Gueiros (distrito 4610), representando os três distritos anfitriões.

O presidente do Rotary International, Gary C.K. Huang, vem supervisionando pessoalmente os trabalhos, decidindo inclusive mudanças importantes para a convenção, de forma corajosa, mas decisiva.  Além do nosso presidente, temos a equipe de profissionais do Rotary International que organiza as convenções anuais ao redor do mundo.

Quem de nós, rotarianos, nunca sonhou em ir a uma Convenção do Rotary International? Agora o encontro será em nosso país. Este é o momento de cada companheiro correr e se inscrever no site do Rotary (www.riconvention.org/pt) para que levemos nossas caravanas a esta bela festa na cidade de São Paulo entre os dias 6 e 9 de junho de 2015. Vamos nessa? Podemos confiar que todos nos encontraremos lá?

O saudoso governador 1984-85 do distrito 4490, Agerson Tabosa Pinto, colecionou 27 idas a convenções do Rotary. Por conta das diferentes culturas, religiões, atrações, palestrantes e estruturas de cada encontro, ele nos dizia que nenhuma convenção é igual à outra. Hoje, Agerson continua representado nas convenções por sua viúva, Maria Vital – ela já foi a três delas desde o falecimento do marido.

Se você nunca foi a uma convenção, saiba que terá em São Paulo a oportunidade de contato com companheiros do mundo inteiro e poderá aproveitar a Casa da Amizade, que não tem nada a ver com a que conhecemos aqui no Brasil: é um local de exposição de projetos de todo o mundo rotário e onde é feita a apresentação da cidade da Convenção do ano seguinte (no caso de São Paulo, será Seul, na Coreia do Sul, em 2016). Lá são vendidos produtos do Rotary e teremos uma praça de alimentação e alguns shows mostrando a cultura brasileira, representada por diversos Estados. Há ainda, é claro, espaços para o Rotary International e a Fundação Rotária.

Grandes palestrantes estarão lá conosco – brasileiros, estrangeiros, rotarianos ou não. Prepare-se para este encontro que já tem confirmados um desfile de escola de samba no Sambódromo do Anhembi e um show com Ivete Sangalo. Venha para esta festa. Esperamos todos vocês dos mais distantes rincões deste imenso Brasil.

* Os autores são Altimar Augusto Fernandes e Antonio Henrique de Vasconcelos, coordenadores do Rotary para as Zonas Rotárias 22A e 23A, e para a Zona 22B, respectivamente.