Colunistas

Esforços conjuntos fazem o bem à humanidade

dez 2, 2021

Este mês se apresenta, fundamentalmente, como um marco para as lideranças do Rotary, seus coordenadores regionais, governadores e presidentes de clubes. Um momento em que, de um lado, celebram-se as conquistas até aqui alcançadas e, por outro, realiza-se uma reflexão pormenorizada das metas e objetivos traçados para 2021-22.

Este primeiro semestre do atual ano rotário tem sido muito produtivo para a Fundação Rotária no Brasil. Logo no início do período, havia sido firmada a parceria institucional com o Unicef por meio da Associação Brasileira da The Rotary Foundation (ABTRF). Seguiram-se o estabelecimento do Prêmio de Inovação, a criação do Mapa de Projetos, o desenvolvimento dos Subsídios Globais de Grande Impacto (SGGI), a Rede de Recursos Distritais (RRD) e o Seminário de Meio ambiente.

Em relação ao mês de outubro, faço um agradecimento muito especial pelo engajamento dos clubes de Interact, Rotaract e Rotary em prol da erradicação da pólio. Eles foram campeões em registros de eventos! Destaque também para a realização da segunda edição do Telepolio, evento que gerou intensa mobilização, envolvimento e visibilidade, resultando na arrecadação de um valor financeiro expressivo para o fundo Polio Plus.

Tendo-se sempre como referência as prioridades e os objetivos do nosso Plano de Ação, devemos servir para ampliar o nosso impacto, expandir o nosso alcance, aumentar o engajamento de todos os participantes e melhorar a nossa capacidade de adaptação.

Nesse sentido, nossas lideranças sempre avaliam os esforços necessários de mobilização dos nossos clubes e distritos para alcançar e até mesmo superar as metas propostas. E nossos objetivos são:

• Fundo Anual: alcançar US$ 5,2 milhões, inclusive por meio dos programas da ABTRF;
  • Fundo Polio Plus: alcançar US$ 600 mil, por meio de doação financeira e repasse de 20% do Fundo Distrital de Utilização Controlada do ano 2021-22;
  • Fundo de Dotação: gerar sustentabilidade para a Fundação Rotária;
  • Desenvolver projetos com Subsídios Distritais;
  • Engajar e capacitar mais clubes para projetos de Subsídios Globais;
  • Organizar grupos vocacionais de treinamentos;
  • Financiar bolsas educacionais e participar do programa Bolsas Rotary pela Paz.

Paralelamente, estamos com as lideranças 2022-23, que começam a organizar seus sonhos, a conhecer o Rotary de modo institucional e a se preparar para o novo ano rotário.

Tivemos o prazer de participar do Gets, no qual pudemos conhecer os governadores eleitos, conversar com eles detalhadamente sobre a Fundação Rotária, o papel da liderança e a importância do planejamento e da gestão, somando-se a isso as expectativas em relação à Assembleia Internacional. Na oportunidade, ficou evidente a motivação, o compromisso e a paixão de todos.

Temos por certo que o sucesso das nossas iniciativas depende de um alinhamento das nossas lideranças em todos os níveis por meio do trabalho conjunto e da integração dos coordenadores regionais e seus assistentes, governadores e equipes distritais, bem como dos presidentes e comissões dos clubes.

As metas de 2022-23 são, de forma natural, um processo compartilhado e evolutivo das atuais. Para isso, devemos manter e fortalecer as boas práticas e nos aprimorar a partir das lições aprendidas.

Como um mês mágico, em dezembro vivenciam-se os dois lados de uma mesma viagem, pois temos os esforços dos líderes atuais, que com energia e compromisso lideram nossos distritos, e a enorme expectativa, capacitação e planejamento dos líderes eleitos.

Para atingir o sucesso esperado, recomendam-se a continuidade como uma prioridade, conversar mais, compartilhar ativamente, aprender em conjunto e exercer a liderança servidora com humildade para, dessa forma, podermos juntos, por meio da Fundação Rotária, fazer o bem à humanidade.

* O autor é Marcelo Haick, curador 2021-23 da Fundação Rotária.

diretoria@hso.com.br