Há alguns anos a responsabilidade social das empresas passou a ser uma prioridade e uma marca importante em termos de divulgação dos seus trabalhos. Uma empresa socialmente responsável agrega mais valores para si, podendo diferenciar-se positivamente de suas concorrentes.

Muitas empresas nacionais têm tido essa preocupação social, mas algumas vezes não sabem como fazer para contribuir socialmente sem ser simplesmente por meio da “distribuição do peixe”, o que não levaria ao desenvolvimento desejado e às mudanças sociais.

Assim, surgiu a Associação Brasileira da The Rotary Foundation (ABTRF), que veio para garantir que doações de empresas sejam aplicadas em projetos sociais que visem levar às comunidades o desenvolvimento sustentável por meio do programa Empresa Cidadã. A ABTRF constitui-se uma nova janela e uma nova ponte para ampliar os serviços do Rotary, e vem apresentando uma imagem positiva do Rotary na comunidade, o que melhora a retenção e a inclusão de associados.

Estou certa de que vocês conhecem o programa Empresa Cidadã, mas precisamos fazer com que mais empresas participem dele. Para tornar-se uma Empresa Cidadã, as empresas assumem um compromisso que é possível à grande maioria, pois financeiramente representa muito pouco para elas, enquanto os benefícios são inúmeros. Assim, precisamos fazer com que as empresas assumam esse compromisso de responsabilidade social. Mas, como fazê-lo? Temos que ter uma estratégia para chegar às empresas e mostrar o trabalho do Rotary junto às comunidades e como aquelas poderão participar.

Hoje contamos com muitos exemplos de como a ABTRF tem apoiado os projetos de desenvolvimento comunitário no país, exemplos estes que precisamos mostrar ao nosso público alvo. Esta é uma estratégia interessante: nada melhor do que bons exemplos para gerar confiança e entusiasmo em uma nova ação empresarial.

Pensei em algumas maneiras de atingirmos esses objetivos. Vejamos: em sua cidade, você já fez uma relação das empresas existentes? Quantos rotarianos do seu clube têm empresas com potencial para se tornarem Empresa Cidadã? Nada melhor do que, com os nossos exemplos, mostrarmos, antes de tudo, quantas empresas de associados à nossa unidade rotária são Empresas Cidadãs. Agora, apelando para a sensibilidade feminina, quantas rotarianas do seu clube são empresárias? Ou, ainda, quantas amigas empresárias elas têm? Já foi feito contato com aquelas para a apresentação dos trabalhos do Rotary, mostrando como a ABTRF pode contribuir para que suas empresas sejam cidadãs? Este é o primeiro passo. Sabemos que a melhor maneira de atingirmos um objetivo é apresentar resultados e bons exemplos. Esses são apenas exemplos, mas cada região e cada clube têm suas particularidades. Precisamos desejar agir e realizar o sonho de termos uma sociedade mais justa e com mais condições de crescer com seus próprios talentos. Sei que podemos ajudar. Pensem nisto! Façamos o Rotary brilhar.

* A autora é Tereza Neuma de Castro Dantas, presidente da Subcomissão Distrital da ABTRF, governadora 2010-11 do distrito 4500 e associada ao Rotary Club de Natal-Sul, RN.