A Convenção do Rotary International de 2015, que se realizará em São Paulo entre os dias 6 e 9 de junho, é um privilégio para nós, rotarianos latino-americanos, que nos sentimos orgulhosos de pertencer a uma região de belezas naturais inigualáveis e de homens e mulheres com forte espírito de servir.

Nosso presidente Gary Huang espera encontrar a maioria de nós em São Paulo, uma cidade amigável, progressista e com infraestrutura adequada para receber os aproximadamente 20 mil rotarianos que todos os anos participam deste evento. O comitê anfitrião está fazendo sua parte e trabalha intensamente para que todos tenham uma inesquecível estadia na capital paulista.

Quem já participou de uma convenção sabe o que esperar. No entanto, para quem nunca participou, gostaria de compartilhar o que meu filho, Gustavo, falou sobre isso num Instituto Rotary: “Confirmei meu amor pelo Rotary no dia em que participei da minha primeira Convenção Internacional, em Seul, na Coreia do Sul, no ano de 1989. A partir de então, pude entender que a importância do Rotary estava além das reuniões semanais do meu clube, e mais além ainda dos vários amigos que eu tinha nele e no meu distrito. Foi então que eu entendi a verdadeira dimensão do Rotary”.

E prosseguiu: “Para que tenham ideia, compartilho este raciocínio: se considerarmos que em uma conferência distrital participam em média 500 pessoas, e que numa convenção são 20 mil, pensem que esta última lhes dá a possibilidade de multiplicar por 40 as coisas boas que alguém pode sentir quando participa de uma conferência. Quarenta vezes mais a alegria de abraçar o próximo. Quarenta vezes mais conhecimentos sobre projetos humanitários que se realizam ao redor do mundo. Quarenta vezes mais atualizações acerca da Fundação Rotária. Quarenta vezes mais oportunidades de fazer novos amigos e ampliar conexões. Não acredito que exista outra organização que permita multiplicar por 40 as coisas boas que sentimos, essas que vêm do coração e nos permitem construir uma sociedade melhor. Por isso, acredito que todo rotariano deveria fazer um esforço para participar de uma convenção internacional”.

Meus amigos: a Convenção do Rotary 2015 está à espera de todos nós – especialmente dos rotarianos latino-americanos e, sobretudo, do Brasil. Convido vocês a se inscreverem o quanto antes e a acompanhar nosso excepcional líder, o presidente Gary Huang, e sua esposa, Corinna, a iluminarem o Rotary em São Paulo.

* A autora é Celia Giay, diretora 2013-15 e vice-presidente do Rotary International.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para celiagiay@virtualred.com.ar