É hora de levarmos o Rotary adiante

ago 11, 2020

Caros rotarianos, rotaractianos e amigos,

O ano de 2020 trouxe mudanças monumentais que, até o momento, incluem uma pandemia e um apelo renovado por justiça social. Somos lembrados de que vivemos em um mundo em constante mudança, e o Rotary é um reflexo desse mundo.

Devemos estar prontos para ouvir e nos adaptar, sempre recorrendo aos nossos valores fundamentais de serviço, companheirismo, diversidade, integridade e liderança. Se vivermos tais valores e aplicarmos a Prova Quádrupla em todos os aspectos de nossas vidas, estaremos preparados para liderar em todos os tempos.

Estou orgulhoso de como provamos nossa capacidade de adaptação. Diante de uma pandemia, o Rotary não parou. Tornamos nossas reuniões online e encontramos novas maneiras de servir. Transformamos a Convenção 2020 do Rotary International em Honolulu, que foi cancelada, em nossa primeira convenção virtual. A cada semana, estamos provando que o Rotary é um encontro flexível que pode ocorrer em qualquer lugar – em reuniões tradicionais, em telefones celulares e em computadores. O Rotary oferece um modo de se conectar a todos que o queiram, a qualquer momento, e continuará a fazê-lo.

Alguns até me disseram que têm preferido a combinação de reuniões online e presenciais de agora do que como era antes. Como podemos nos beneficiar deste momento e aproveitar a oportunidade de abraçar a mudança para que o Rotary continue prosperando?

Para mim, apoiar novos tipos de clubes é fundamental. Eles não são mais meras experiências, mas uma parte real do Rotary hoje. Além dos clubes tradicionais, temos e-clubs, Rotaract Clubs, clubes baseados em causas e clubes passaporte. Todos eles ajudam a tornar o Rotary mais inclusivo, flexível e atraente a novos associados. Conheçam esses clubes, visitem-nos, troquem ideias e façam parcerias com eles. Promovam-nos entre eles e para as nossas comunidades.

Todos concordamos que precisamos fazer o Rotary crescer, mas às vezes podemos nos concentrar demais nos números e perder de vista o quadro geral. Afinal, um aumento no quadro associativo não faz sentido se, no ano seguinte, esses novos associados deixarem nossos clubes. Temos de fazer o Rotary crescer de forma sustentável. As opções de flexibilidade para os clubes engajarão os associados e mostrarão à comunidade como somos diferentes de qualquer outro clube. Vamos celebrar que o Rotary agora tem menos a ver com regras e mais com as várias formas de envolvimento, além das reuniões tradicionais.

Recomendo que cada clube realize uma reunião anual de estratégia para se perguntar – e responder honestamente – se está fazendo tudo o que pode pelos associados e se o clube reflete a comunidade à qual serve. Estamos adotando essa abordagem em nível internacional também. Estou orgulhoso de este ano termos seis mulheres servindo conosco no Conselho Diretor do Rotary International, o número mais alto que já tivemos. Vamos manter o Rotary caminhando nessa direção em todos os níveis. Precisamos de mais perspectivas, mais diversidade, para que a nossa organização vá ainda mais longe.

É fascinante imaginar como encontraremos novas maneiras de nos adaptarmos e continuarmos eficientes este ano e além. Mas também estou inspirado pelo que não mudou nem nunca mudará no Rotary: as amizades, as possibilidades de contato profissional, a prática de valores éticos e o serviço. De fato, são esses os valores que tornam o Rotary atraente para todos.

Como disse o fundador do Rotary, Paul Harris, precisamos ser revolucionários de tempos em tempos. Agora é um desses momentos. O Rotary Abre Oportunidades – incontáveis – para abraçarmos mudanças que nos fortalecerão ao mesmo tempo que permanecemos fiéis aos nossos valores fundamentais.

* O autor é Holger Knaack, presidente 2020-21 do Rotary International.