É hora de cuidar dos recursos hídricos

mar 1, 2018

Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992, a data de 22 de março foi sugerida como Dia Mundial da Água, e começou a ser comemorada no ano seguinte. O objetivo desse dia é promover a conscientização da relevância da água para a nossa sobrevivência. O Rotary tem uma de suas áreas de enfoque destinada aos recursos hídricos e saneamento para atuarmos de forma firme e consciente. Segundo as Nações Unidas, 780 milhões de pessoas carecem de acesso a água potável e 1,3 bilhão não têm acesso a eletricidade. Portanto, há lugares onde a água existe em abundância, porém sem a energia elétrica necessária para captá-la no subsolo, nem o dinheiro para isso.

Tão importante quanto fornecer sistemas de água e saneamento é informar nossas comunidades sobre o uso consciente desses recursos. Com pequenos gestos, podemos fazer a diferença na vida das pessoas.

Conheci um grupo escoteiro que se reunia em um lugar onde havia um córrego muito agradável, porém completamente poluído. Eles não ficaram de braços cruzados. Pesquisaram e descobriram que, com alguns tubos de concreto e carvão, poderiam resolver em 90% a poluição da água, e assim o fizeram.

Há um Rotary Club que mantém um projeto de arrecadação de óleo de cozinha usado. Funciona da seguinte maneira: o clube distribui garrafas PET de dois litros para que o óleo seja depositado nelas. Quando estão cheias, os rotarianos as coletam e, uma vez por mês, as levam para a Apae da cidade, onde o óleo é reaproveitado na fabricação de sabão. Além de evitar a poluição, essa iniciativa ainda ajuda a suprir as necessidades da Apae.

Outro clube desenvolve um projeto para levar palestras a escolas da comunidade. Participei de uma delas e fiquei impressionado com a quantidade de informações relevantes. Por exemplo: como evitar o desperdício de gás e de água, regulando diretamente o aquecedor em uma temperatura confortável. Ou a instrução para que remédios, principalmente antibióticos, não sejam descartados na pia do banheiro.

Os quatro distritos paranaenses, por sua vez, se reuniram e, com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), estão realizando um projeto de conscientização da importância dos recursos hídricos que será levado a todas as escolas públicas do Estado. O Rotary, por meio de seus clubes, e a Sanepar, com suporte técnico e financeiro, já iniciaram os primeiros estágios desse trabalho, que incluirá um grande seminário em Curitiba, no dia 26 de maio, com a presença do presidente do Rotary International, Ian Riseley.

Neste mês de março, comecemos uma corrente permanente de combate ao desperdício de água. Incentivemos a prática de formas alternativas de reutilização deste recurso. Façamos, enfim, a diferença na vida de pessoas sem acesso a um bem que pode estar sendo desperdiçado por nós.

* O autor é Paulo Augusto Zanardi, diretor 2017-19 do Rotary International.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para zanardi4730@gmail.com