Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

NOTÍCIAS

Donovan é o novo embaixador do Rotary na luta contra a pólio

ago 24, 2016

O cantor e sobrevivente da pólio Donovan Leitch, mais conhecido simplesmente como Donovan, juntou-se ao Rotary na luta contra a poliomielite – doença que marcou grande parte da sua infância.

Donovan contraiu pólio com três anos de idade em Glasgow, na Escócia. A doença enfraqueceu sua perna direita e a deixou mais fina e curta do que a esquerda. Como passou grande parte da sua infância confinado a uma cama, seu pai costumava ler poesia para ele.

Em uma recente , Donovan disse que esse contato com poesias despertou seu interesse pela criação literária. “Se eu não tivesse passado por isso, talvez não teria começado a compor e cantar minhas próprias músicas.”

“Acredito que uma deficiência em uma área faz com que você explore outras para compensar. Foi isso que aconteceu comigo depois de ter pólio”, afirma Donovan, que recentemente se tornou embaixador do Rotary na luta contra a doença.

O cantor gravou diversos álbuns e singles no Reino Unido, nos Estados Unidos e em outros países. Suas canções mais famosas são “Mellow Yellow” e “Hurdy Gurdy Man”. Donovan colaborou com os Beatles em músicas como “Yellow Submarine” e já dividiu o palco com ícones como Bob Dylan e Joan Baez.

“Ter tido pólio nunca me impediu de fazer nada depois que fiquei mais velho. Embora ter uma perna menor do que a outra não seja muito legal, eu sempre consegui fazer tudo sem problemas”, Donovan explica. “Felizmente, as pessoas estavam mais interessadas nas minhas músicas do que no tamanho das minhas pernas.”

Como embaixador do Rotary, Donovan irá apoiar a campanha , uma colaboração entre o Rotary International na Grã-Bretanha e Irlanda e a Sociedade Real de Horticultura. A cor roxa representa a tinta que os agentes de saúde usam durante as campanhas de imunização para marcar os dedinhos das crianças que já foram vacinadas.

“Foi muito fácil me unir a essa campanha porque eu quero contar ao mundo que a pólio está praticamente erradicada”, conta Donovan. “Isso é muito importante. Quero ajudar com essa fase final, que é a mais difícil.”

* Rotary News

** Foto cedida por: Planet Earth Publicity

NOTÍCIAS

Share This