Dia do Rotary na ONU destacará o papel do setor privado na ajuda humanitária

nov 3, 2016

Registro de um dos debates da edição de 2014 do Dia do Rotary na ONU

Desde sua criação logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, a missão da Organização das Nações Unidas tem estado relacionada às iniciativas do Rotary de ajuda humanitária e instauração da paz. O Dia do Rotary na ONU, em 12 de novembro, terá como foco o papel do setor privado na construção de um mundo mais justo.

O tema deste ano, Responsible Business, Resilient Societies (Empresas Responsáveis, Sociedades Resilientes, em tradução livre), autentica a posição do Rotary como representante do mundo profissional e empresarial, e também do humanitário. Como líderes em suas ocupações e comunidades, os associados dos nossos clubes empregam suas habilidades e contatos em prol de causas sociais, principalmente desenvolvimento comunitário.

O Prêmio Rotary por Responsabilidade Social será entregue aos indivíduos e empresas parceiras abaixo por suas melhores práticas de inclusão e contribuições para melhorias comunitárias.

Indivíduos:

• Juan Silva Beauperthuy, Rotary Club de Chacao, Venezuela. Há 25 anos que Beauperthuy ajuda jovens carentes por meio do programa educacional Queremos Graduarnos, que conta com o apoio da sua firma de engenharia e beneficia mais de 700 alunos em 18 escolas.
  • Jean-Paul Faure, Rotary Club de Cagnes-Grimaldi, França. Visando oferecer treinamento e capital a novos empreendedores, Faure lançou o concurso Le Trophée du Rotary, o qual está em seu sétimo ano e recebe apoio de um grande banco.
  • Suresh Goklaney, Rotary Club de Bombay, Índia. Goklaney, vice-chair executivo de uma fabricante de sistemas de purificação de água, liderou uma frente para fornecer água potável na zona rural e áreas urbanas carentes do país. Foram abertos alguns centros para as mulheres ganharem renda com a venda d’água.
  • Annemarie Mostert, Rotary Club de Southern Africa, África do Sul. Em 2005 Mostert formou o Sesego Cares, uma entidade sem fins lucrativos de Johannesburg que oferece aulas formais, treinamento profissionalizante e técnicas de empreendedorismo e liderança a mulheres e crianças. Ela trabalhou com a TOMS Shoes na mobilização de 70 clubes do país para o fornecimento de 1,3 milhão de pares de sapatos.
  • Stephanie Woollard, Rotary Club de Melbourne, Austrália. Depois de conhecer sete artesãs analfabetas durante sua visita ao Nepal, Woollard fundou a empresa Seven Women para ajudar as nepalesas a fabricar e vender seus produtos no exterior. Elas também aprendem noções de informática e contabilidade. Nos últimos 10 anos, mais de 1.000 mulheres foram beneficiadas.
  • Larry Wright, Rotary Club de Taylor, EUA. Wright abriu sua empresa de paisagismo graças a um empréstimo bancário obtido nos anos 1970. Em 2013, ele liderou uma campanha para adaptar um modelo de microcrédito para ajudar empreendedores de Detroit, cidade seriamente afetada pela crise financeira, oferecendo microcrédito, aulas de administração e consultoria.

Empresas parceiras:

• Coca-Cola Pakistan tem ajudado o Rotary Pakistan National PolioPlus Charitable Trust desde 2010 na promoção de vacinações e conscientização sobre a pólio, principalmente por meio de publicidade e projetos para fornecimento de água potável no Paquistão, um dos últimos redutos da poliomielite.
  • Mercantil Banco Universal apoia um projeto que já treinou 6.000 pessoas em 40 universidades da Venezuela na disciplina responsabilidade social e liderança, visando incentivar os alunos a aplicar seu conhecimento acadêmico para vencer os desafios de comunidades carentes.

A expectativa é que teremos cerca de 1.500 participantes no evento, que inclui cerimônia para entrega do prêmio, painéis de discussão e atividades.

Os oradores e workshops cobrirão aspectos de responsabilidade empresarial, como nas áreas de educação, inovação, parcerias, necessidades de comunidades pobres, capacitação de mulheres e jovens e como tudo isso se relaciona às Metas de Desenvolvimento do Milênio. Tais metas são parte do plano ambicioso da ONU de eliminar a pobreza global até 2030.

* Rotary News