Dia da Árvore reforça a tradição do Rotary no plantio de mudas

set 21, 2016

36-10PHSouthAm

O dia 21 de setembro, Dia da Árvore, é uma data marcante para a reflexão sobre a preservação da cobertura vegetal, que tem inegável importância para os recursos hídricos, prevenção da erosão do solo, controle da temperatura e também da umidade do ar. Segundo levantamento do IBGE publicado em 2015, mesmo a com desaceleração do desmatamento na Amazônia, biomas fundamentais como a Mata Atlântica, o Pampa e o Cerrado, já alcançam 85,5%, 54% e 49% de suas áreas desmatadas, respectivamente.

Uma tradição do trabalho do Rotary, seja com as Árvores da Amizade de Paul Harris ou com projetos de clubes no Brasil e no mundo, consiste no plantio de árvores e no reflorestamento de encostas e margens de rios. Rotarianos plantam árvores desde o começo do século 20, seja para simbolizar amizade e companheirismo, para embelezar as comunidades ou para contribuir para um mundo mais verde, com iniciativas que cada vez mais buscam um trabalho sustentável de recuperação de áreas desmatadas.

Três projetos que ganharam as páginas da revista este ano exemplificam essa vocação.

O Rotary Club de Porto União, SC-União da Vitória, PR (distrito 4740), além de plantar 50 árvores frutíferas no município, distribuiu mudas à população.

Já na região Centro-Oeste, em uma iniciativa da coordenadoria do distrito 4530, diversas Casas da Amizade do Distrito Federal promoveram a ação Meio Ambiente – Quem Ama a Vida Cuida das Florestas e Nascentes, que trabalhou na proteção de cinco nascentes localizadas no município de Padre Bernardo, em Goiás. A iniciativa envolveu a limpeza, cercamento e replantio da área das nascentes.

Em Minas Gerais, o Rotary Club de Bom Despacho, MG (distrito 4760), realizou a segunda etapa do projeto Salvando Nascentes, que contou com o plantio de 60 mudas na nascente do rio Picão, que corta o município.

f94ffd61-bff4-476c-a9e5-ed2c22a59b2f

O Dia da Árvore é uma ótima oportunidade para o seu clube continuar o trabalho e fortalecer esse legado.