Colunistas

Dezembro, mês dedicado à saúde

mai 25, 2017

O Rotary é formado por voluntários que se dedicam a tratar de grandes necessidades humanitárias, usando seu tempo, energia e entusiasmo para melhorar as condições de vida local e internacionalmente. Seja ajudando famílias carentes em suas próprias comunidades ou combatendo a poliomielite no mundo, nossa organização trabalha para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Por meio da nossa Fundação Rotária, desenvolvemos projetos sustentáveis e de longo prazo, concentrados em questões importantes, como paz e prevenção e resolução de conflitos, prevenção e tratamento de doenças, recursos hídricos e saneamento, saúde materno-infantil, educação básica e alfabetização, e desenvolvimento econômico e comunitário. Todavia, a nossa maior prioridade tem sido a erradicação mundial da pólio.

Como a área de enfoque deste mês é a prevenção e tratamento de doenças, vale lembrar as assombrosas estatísticas mundiais relativas ao número de pessoas que sofrem de doenças tropicais negligenciadas, como dengue, zika, chikungunya e hanseníase, para citar apenas quatro. Por ano, esse número se eleva a mais de um bilhão de pessoas.

Claro que tais estatísticas incluem populações brasileiras. Cabe aos rotarianos ajudar a imunizar pessoas contra doenças, sobretudo as contagiosas. Recomenda-se dar apoio aos programas de saúde, desenvolvidos principalmente em comunidades carentes, esclarecendo como certas enfermidades são transmitidas e divulgando formas de reduzir o risco de contágio.

Recomendo que se envolvam com profissionais que tenham experiência em medicina ou saúde pública. Comuniquem-se com hospitais, clínicas, universidades e secretarias de saúde da região para evitar duplicação de esforços, a fim de aproveitar ao máximo os recursos locais. Recrutem membros da comunidade e voluntários da área da saúde para ministrar vacinas. Formem parceria com organizações comunitárias dedicadas à questão para fortalecer e expandir os serviços existentes.

Espera-se que rotarianos forneçam apoio de longo prazo aos postos de saúde. Formem parcerias com sistemas globais de saúde para ampliar o acesso a equipamentos, instalações e programas nessa área. Melhorem e ampliem o acesso ao atendimento médico gratuito ou de baixo custo em regiões carentes. Deem apoio a programas de saúde que orientem a população acerca de enfermidades cujas formas de redução podem ser alcançadas. Assim, estaremos oferecendo uma grande contribuição à prevenção e tratamento de doenças.

* O autor é José Ubiracy Silva, diretor 2015-17 do Rotary International.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para joseubiracy@ebge.com.br

(Mensagem de dezembro de 2016)