Dez dicas para fazer o bem ao mundo

jan 26, 2022

Feliz ano novo para toda a Família do Rotary! Espero que tenham celebrado momentos de amor com amigos e familiares.

Gostaria de abordar uma curiosidade da nossa organização que se refere ao fato de, em um mesmo semestre, convivermos simultaneamente com as lideranças atuais, em plena atividade na execução de suas metas, e as lideranças eleitas, que, atravessando um período intenso de treinamento e motivação, se capacitam e buscam a melhor definição de suas metas para o novo ano rotário que rapidamente se aproxima.

A mágica está no fato de que convivemos com dois universos complementares, sendo nosso maior desafio promover a sinergia e o alinhamento natural na busca de resultados comuns – como aumentar o nosso impacto, expandir o nosso alcance, obter maior engajamento e desenvolver a capacidade de adaptação.

Aqui reforçamos que as metas da Fundação Rotária e do Rotary International mantêm coerência e consistência ano após ano. E elas propõem, de modo natural, que o modelo de continuidade deva ser cada vez mais consolidado nos distritos e clubes do Rotary.

Como exemplo, recordo que uma iniciativa consistente para a continuidade foi a instituição, pelo Plano Visão de Futuro, do mandato de três anos para o presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária e sua equipe. Neste sentido, as lideranças atuais e eleitas, ao estarem integradas de modo efetivo, ainda que mantendo características e anseios individuais, promovem juntas intenso desenvolvimento, com a troca de experiências, boas práticas e lições aprendidas.

A seguir, enumeramos dez dicas para o sucesso das equipes, que conjuntamente realizam as análises críticas sobre o que está dando certo, o que pode ser aprimorado e o que não deve ser repetido nas diversas áreas de atuação da Fundação Rotária.

1 – Pólio: a erradicação da doença continua sendo a meta prioritária do Rotary. O foco deve ser a busca da melhoria da cobertura vacinal em geral e da Covid-19. Teremos uma iniciativa conjunta de mobilização na Semana Mundial de Imunização da Organização Mundial da Saúde, em abril de 2022. Além disso, o reconhecimento local e o agradecimento de cada um dos nossos clubes estimulam os profissionais da saúde de todos os lugares no prosseguimento do importante serviço de salvar vidas.

2 – Fundo Anual: o incentivo ao aumento da contribuição para o Fundo Anual – por meio de campanhas de esclarecimento, criação de oportunidades e busca de grandes doadores e filantropos – viabiliza a realização de projetos humanitários significativos.

3 – Iniciativas da Associação Brasileira da The Rotary Foundation (ABTRF), como os programas Empresa Cidadã, Agro Cidadão e Seguro Solidário e as estratégias para doações de corporações empresariais.

4 – ABTRF e Unicef Brasil: a abrangência nacional dessa parceria promove a participação por meio de iniciativas conjuntas relacionadas à pólio e à vacinação e de projetos de Subsídio Global de Grande Impacto (SGGI).

5 – O incentivo para que mais clubes desenvolvam projetos de Subsídios Globais com o apoio de parcerias e a mensuração do impacto junto aos beneficiados.

6 – Já uma realidade, a utilização do apoio da Rede de Recursos Distritais (RRD) por meio da disponibilização de um Cadre Distrital, dos consultores técnicos do Cadre da Fundação Rotária e do mapa de projetos humanitários.

7 – Os programas humanitários e educacionais: eles podem ser uma plataforma para atrair novos associados, novos tipos de clubes e fortalecer a nossa marca e a nossa imagem, sobretudo nas mídias sociais.

8 – Prêmio de Inovação da Fundação Rotária: ao promover a participação por meio dos distritos e clubes de Rotary, Rotaract e Interact, faz-se um reconhecimento a todo esforço empreendido para que continuemos ativos na redução das desigualdades. As inscrições para o prêmio vão até 31 de março. Acesse premioinovacao.org para conhecer em detalhes essa iniciativa inédita da Fundação Rotária.

9 – O reconhecimento e o fortalecimento da relação com os nossos coordenadores regionais da Fundação Rotária e assistentes, coordenadores do End Polio Now, de Grandes Doações (E/MGAs), da ABTRF e a Rede de Recursos Distritais facilitam todas as iniciativas criadas, propiciando um ambiente de sinergia e de potencialização dos esforços.

10 – A harmonia dos nossos esforços conjuntos fortalece nossos valores e melhora nosso desempenho em servir a comunidade, fazendo o bem ao mundo.

* O autor é Marcelo Haick, curador 2021-23 da Fundação Rotária.

diretoria@hso.com.br