Desbravadores do século 21

ago 1, 2016

01

As histórias de clubes criados recentemente em cidades brasileiras onde não havia Rotary

Que mistérios e desafios estão reservados aos que levam a bandeira do Rotary a novos destinos? Que relatos nos trazem os rotarianos que tiveram êxito em alcançar novas cidades, montando clubes pioneiros? Como astronautas que devem navegar pelo espaço em busca de soluções para o futuro da humanidade, homens e mulheres desbravadores do Rotary têm um vasto horizonte a conquistar no Brasil: 4.277 cidades, já que apenas 1.293 dos 5.570 municípios brasileiros têm Rotary Clubs. E cada clube fundado pode significar tanto um passo rumo ao futuro da nossa organização quanto um salto na qualidade de vida de comunidades locais.

O mapa de navegação dos nossos desbravadores foi dado em abril pelo Departamento de Suporte a Clubes e Distritos do Escritório do Rotary International no Brasil (RI Brazil Office). Ele realizou um estudo sobre os clubes brasileiros baseado nos dados demográficos do IBGE para orientar lideranças do Rotary em nosso país, abastecendo-as com informações que contribuam para a expansão do quadro associativo em suas respectivas regiões geográficas. O estudo radiografou todos os municípios brasileiros, especialmente aqueles com mais de 20 mil habitantes, já que estes teriam maior potencial para a criação de um novo clube.

A CRIAÇÃO DE NOVOS CLUBES

– Em média, são criados de 35 a 40 Rotary Clubs anualmente no Brasil;

– No último ano rotário, 45 clubes foram fundados, 17 deles em cidades que ainda não tinham Rotary;

– Nos últimos três anos rotários, o total de clubes abertos no país chegou a 141. Destes, 24 não resistiram e acabaram fechando, o que significa uma taxa de retenção de 87,94%;

– Problemas financeiros são apontados como a razão para o fechamento em 80% dos casos. O motivo seguinte é a perda de associados;

– Nos últimos três anos rotários, o Rotary perdeu atuação em 15 municípios brasileiros. Oito desses fechamentos ocorreram somente em 2015-16 – a metade deles emcidades que têm mais de 20 mil habitantes.

ONDE PODEMOS CRESCER

Os 2.383 Rotary Clubs brasileiros estão espalhados por 1.293 cidades de todos os Estados (algumas delas, claro, possuem mais de um clube);

– Há 828 cidades com mais de 20 mil habitantes que ainda não possuem clubes. Os municípios com tal perfil demográfico são apontados como aqueles com mais condições de fundar clubes;

– Se somarmos o número atual de clubes (2.383) aos que poderão ser criados em cada uma das 828 cidades sem clubes e com mais de 20 mil habitantes, poderemos chegar à soma de pelo menos 3.211 Rotary Clubs no Brasil;

– Com isso, é projetado um quadro associativo de 71.145 rotarianos para o país. Ou seja: o atual número de 54.585 associados se somaria à quantidade de 16.560 novos rotarianos que resultaria da criação de clubes nas 828 cidades estimadas (considerando o número mínimo de 20 associados para cada clube fundado);

– O Estado com mais possibilidades de crescimento é a Bahia, que tem 137 cidades em condições de criar clubes novos;

– São Paulo seria o Estado com maior presença do Rotary, podendo chegar a 321 cidades com clubes.

* Leia a matéria na íntegra na edição de agosto da Revista Rotary Brasil (digital ou impressa)

** Reportagem: Luiz Renato D. Coutinho e Nuno Virgílio Neto

*** Ilustrações Eduardo Nunes