Desafios, renovação e crescimento

jul 1, 2020

Prezados rotarianos, rotaractianos e amigos,

Embora não estejamos atravessando uma época muito otimista, precisamos ser positivos. Muito antes da fundação do Rotary, o mundo já tinha lidado com crises gigantescas que testaram as habilidades humanas de tolerância e busca pelo progresso. Desde que nossa organização foi criada, o planeta tem enfrentado muitas catástrofes. Em meio às adversidades, nós sempre nos levantamos e ajudamos as comunidades a se recuperar.

Todo grande desafio nos traz a chance de renovação e crescimento. Na Assembleia Internacional deste ano, em San Diego, quando a crise da Covid-19 ainda estava no começo, revelei meu lema O Rotary Abre Oportunidades, mensagem em que acredito há muitos anos.

O Rotary não é apenas um clube ao qual você se associa, mas um convite a possibilidades infinitas. Nós as abrimos para nós e também para os outros. Nossas ações, sejam elas grandes ou pequenas, abrem oportunidades para aqueles que precisam de nós, e nesse processo o Rotary também abre oportunidades para vivermos uma vida mais plena e significativa, embasada em nossos valores e ao lado de amigos do mundo inteiro.

Os governos e instituições estão cada vez mais receptivos a parcerias na área da saúde, algo essencial ao nosso trabalho. Nestes meses de confinamento, as pessoas estão querendo se conectar e ajudar suas comunidades – e, com isso, abraçam os princípios e valores que temos promovido por mais de um século.

Apesar dessa perspectiva positiva, não é porque hoje há mais oportunidades do que nunca para o Rotary prosperar que teremos sucesso em tudo. O mundo já vinha mudando rapidamente, mesmo antes da pandemia. Há tempos que as pessoas estão se distanciando de encontros presenciais, preferindo reunir-se virtualmente. As amizades estavam sendo reavivadas e mantidas pelas redes sociais bem antes de a maioria das nossas reuniões terem migrado para o Skype e o Zoom. As novas gerações têm uma grande vontade de servir, mas não sabem se podem assumir um papel significativo em organizações como a nossa, ou se causariam mais impacto criando diferentes tipos de conexões. Agora é o momento de colocarmos as cartas na mesa, testarmos novas abordagens e moldarmos o Rotary do futuro.

A Covid-19 nos forçou a nos ajustarmos às circunstâncias. Isso é benéfico. Nosso Plano de Ação nos pede justamente para melhorarmos nossa capacidade de adaptação. Entretanto, a adaptação por si só não é suficiente. Precisamos mudar de forma drástica para vencermos os desafios dessa nova era e fazermos do Rotary a força do bem que o mundo tanto precisa.

Esse é o nosso combate, e não apenas no período que começa este mês, mas no futuro. Cabe a nós transformar o Rotary nestes novos tempos – abraçando as ideias, a energia e a determinação dos jovens em busca de um canal para materializar seus ideais. Temos que nos tornar uma organização completamente enraizada na era digital, e não apenas que recorre ao universo online para continuar fazendo o que sempre fez.

O mundo precisa de nós agora mais do que nunca. Vamos então garantir que o Rotary ainda abra oportunidades por muito tempo.

* O autor é Holger Knaack, presidente 2020-21 do Rotary International.