Deixando um mundo melhor

mai 2, 2019

O Rotary se preocupa com o futuro dos nossos jovens, pois serão eles os dirigentes que conduzirão os destinos da humanidade em todas as suas dimensões: familiar, comunitária, governamental e internacional.

A formação de mentes imbuídas das responsabilidades inerentes a tais valores não poderia passar despercebida pelo Rotary. Evidentemente, nenhum clube pode implantar todos os programas pró-juventude sugeridos pelo Conselho Diretor do Rotary International. O desejável é que ele escolha um ou mais, dentro de sua capacidade.

O Interact, iniciado em 1962, é hoje um programa do Rotary destinado a adolescentes de 12 a 18 anos. Cada clube de Interact é patrocinado e supervisionado por um Rotary Club.

O Intercâmbio de Jovens, criado em 1974, foi adotado pelo Rotary pensando na faixa etária de 15 a 19 anos. Oferecendo a oportunidade de estudo no exterior, o programa possibilita o aumento da experiência desses jovens e gera o envolvimento entre Rotary Clubs, escolas, famílias anfitriãs e rotarianos.

O Ryla (programa Prêmios Rotários de Liderança Juvenil), iniciado em Brisbane, na Austrália, é realizado em âmbito distrital com participantes selecionados pelos Rotary Clubs locais. A iniciativa visa estimular o crescimento pessoal e desenvolver habilidades de liderança.

O Rotaract, tão importante quanto os programas anteriores, teve início em 1968. O movimento abriga pessoas de 18 a 30 anos de todo o mundo dispostas a servir às comunidades locais e internacionais e permite aos participantes desenvolver amizades e contatos profissionais.

Como rotarianos, devemos inspirar nossos jovens, assim como devemos atender outras importantes necessidades. Cabe a nós a visão de promover o desenvolvimento sustentável, a superação da pobreza, a responsabilidade corporativa e a reflexão sobre questões como a qualidade da educação.

Diante do fenômeno da superpopulação do planeta, é importante debatermos em escala global o desenvolvimento sustentável. Graças à ubiquidade do Rotary, teremos mais facilidade de chegar aos quatro cantos do mundo com uma mensagem firme e propositiva sobre o tema.

O conceito de desenvolvimento sustentável passou a ser conhecido internacionalmente na década de 1980, a partir da publicação do relatório Nosso futuro comum pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. De acordo com o documento, publicado em 1987, desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades das gerações atuais sem comprometer a habilidade das gerações futuras de fazerem o mesmo. Essa definição considera que o desenvolvimento deve ser essencial para satisfazer as necessidades humanas e melhorar a qualidade de vida, e deve ocorrer de modo que a capacidade do ambiente natural não comprometa as gerações atuais e as seguintes.

Como rotariano, tenho absoluta certeza de que você quer deixar um mundo melhor para os que virão.

Então vamos levantar essa bandeira, vamos inspirar nossos jovens, vamos nos orgulhar de entregar para as futuras gerações um mundo melhor do que nós recebemos.

* O autor é Paulo Augusto Zanardi, diretor 2017-19 do Rotary International.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para zanardi4730@gmail.com