Colunistas

Definindo o futuro

jun 12, 2017

Em 2016-17, tivemos momentos maravilhosos comemorando todas as realizações extraordinárias do primeiro século de história da Fundação Rotária. Agora que estamos chegando ao fim deste ano rotário, é preciso voltar nossa atenção para o futuro da Fundação. O que podemos fazer hoje para garantir que ela chegará ainda mais longe nos próximos 100 anos?

Primeiro, precisamos concluir nosso trabalho de erradicação da pólio. Se falharmos, há o risco dessa doença retornar com força total em todo o planeta, podendo causar até 200 mil casos anuais dentro de 10 anos. Porém, se tivermos sucesso, o mundo economizará cerca de 50 bilhões de dólares até 2035. Realmente, não há escolha: precisamos vencer a poliomielite.

Mas o que de concreto podemos fazer? Angariar fundos, buscar apoio governamental e compartilhar a história inspiradora do firme comprometimento do Rotary com um mundo sem pólio.

Naturalmente, nosso trabalho para erradicar a poliomielite não é a única boa história que temos para contar. Nossos projetos distritais ou financiados por Subsídios Globais são sucessos que você deve compartilhar com a mídia e a comunidade local. Fale sobre os estudantes patrocinados por seu clube ou distrito, a Equipe de Formação Profissional que está visitando seu distrito ou prestes a viajar e as causas apoiadas por nossa Fundação.

Depois de empolgar as pessoas com todas essas realizações, peça a elas que se juntem a nós – como associadas, apoiadoras ou voluntárias. Acredito que todos os rotarianos devem fazer uma contribuição anual para a Fundação, porque ela é nossa e por sermos os responsáveis por seu sucesso. Isso não significa que não devamos encorajar os outros a contribuir. Contar às pessoas sobre o nosso trabalho de fornecimento de água potável e educação básica, combate a doenças e promoção da paz ajuda a impulsionar o interesse pela nossa Fundação e por nossos clubes.

Daqui a 100 anos não estaremos aqui para comemorar o 200º aniversário da Fundação, mas somos capazes de começar a definir o cenário dessa grande festa. Juntos, podemos dar continuidade à longa e exemplar tradição de prestação de serviços da Fundação Rotária – e presentear os rotarianos do futuro com ainda mais motivos para comemorar.

* O autor é Kalyan Banerjee, chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.