Dádiva a ser compartilhada

jun 1, 2020

Minha jornada no Rotary começou há 40 anos, quando me associei ao Rotary Club de Decatur, no Estado do Alabama, nos Estados Unidos, com a idade de 25 anos, o que proporcionou à minha família e a mim muitos momentos inesquecíveis. Mas nada poderia ter me preparado para a experiência de me conectar ao mundo como presidente do Rotary International. A minha jornada individual no Rotary tornou-se uma jornada compartilhada com cada um de vocês.

Todas as pessoas incríveis que Gay e eu tivemos o prazer de conhecer este ano – rotarianos, rotaractianos e toda a Família do Rotary – continuarão sendo uma inspiração para o resto de nossas vidas. Visitamos clubes e projetos em diversos lugares, do Uruguai à Ucrânia, da Nigéria à Nova Zelândia, e muito mais. Tivemos o privilégio de cruzar o planeta, circum-navegando-o duas vezes e transitando entre os hemisférios Norte e Sul. Cada parada, cada país nos revelava sua própria magia do Rotary. Em março, no Zimbábue, conhecemos a missão médica de uma equipe de capacitação profissional com rotarianos da Índia que promoveu saúde, esperança e vida nova a milhares de pessoas que chegavam para atendimento. Também sentimos a energia de mais de 300 jovens no Simpósio Rotary para a Juventude, realizado na capital, Harare. Foi emocionante!

Este ano, lançamos nosso novo Plano de Ação. Muitos clubes o colocaram em prática e muitos ainda o farão. As minhas energias têm se renovado com as ações para atingir as prioridades que estabeleci para este ano 2019-20 envolver as famílias no Rotary, oferecer oportunidades de liderança para todas as idades, celebrar nossa história com as Nações Unidas em seus 75 anos de existência e, o mais importante, fazer o Rotary crescer.

Com a propagação global da Covid-19, agora nos encontramos em um mundo transformado. Fomos forçados a nos conectar de maneiras que nunca poderíamos imaginar, colocando à prova nossa capacidade de adaptação. Tivemos que tomar decisões difíceis, incluindo o cancelamento de reuniões presenciais de clubes, conferências distritais e presidenciais e até eventos do porte da Convenção Internacional deste ano, em Honolulu. Juntos, estamos colocando o bem-estar de todos em primeiro lugar, apesar da perda de encontros, eventos e atividades que já vinham sendo planejadas há tempos.

Enquanto nos preparávamos para a Convenção em Honolulu, aprendíamos sobre o significado de aloha. Nossos amigos rotarianos do Havaí nos mostraram que a palavra significa respeito e carinho mútuos, algo que nos conforta sem esperarmos nada em troca. O espírito de aloha se aplica a qualquer lugar do mundo em que estejamos. Como rotarianos, rotaractianos e integrantes da Família do Rotary, estamos todos conectados, e conectados da forma como aloha foi definida para mim: o nosso vínculo baseia-se no respeito mútuo pelas nossas diferenças, assim como no nosso apreço pelo que nos une. A comunidade é a soma de todas as pessoas – que assumem responsabilidades, compartilham o que têm, se preocupam e zelam umas pelas outras.

Ao testemunhar o empenho da comunidade do Rotary em cuidar da humanidade em meio à pandemia do novo coronavírus, vi o aloha do Rotary. Somos, realmente, pessoas em ação. Todos os dias, mas especialmente durante esta pandemia, a comunidade do Rotary tem dado ainda mais vida ao espírito de aloha. Isso é uma dádiva a ser compartilhada sempre, e cada um de nós é um guardião e distribuidor dessa dádiva do Rotary. Gay e eu ficamos impressionados e inspirados com todos vocês, integrantes da nossa Família do Rotary.

Na verdade, eu diria que a última parte deste ano foi transformadora. Descobrimos novas maneiras de melhorar a vida de outras pessoas e de seguir em frente juntos. E, juntos, continuaremos fazendo o Rotary crescer para nos doarmos ainda mais às comunidades locais e global.

Gay e eu guardaremos com carinho em nosso coração este ano ao lado de vocês, em que mostramos como O Rotary Conecta o Mundo!

* O autor é Mark Daniel Maloney, presidente 2019-20 do Rotary International.