Colunistas

Criatividade a serviço da generosidade

mai 3, 2019

Muitas ideias boas para angariar fundos vêm de vocês, rotarianos que estão na ativa. Ao longo dos anos, consigo pensar em dois casos específicos. Ambos nasceram nas mentes criativas de rotarianos dedicados e envolvidos que perceberam a necessidade de aumentar a conscientização sobre a Fundação Rotária e decidiram colocar a mão na massa.

Um destes casos é a Sociedade Paul Harris. Em 1999, o rotariano Wayne Cusick, do distrito 5340, no Estado da Califórnia, EUA, teve a ideia de criar um grupo especial de pessoas que se dispusessem a contribuir com 1.000 dólares anualmente para a Fundação. Naquele primeiro ano, 55 pessoas inscreveram-se. O número dobrou no ano seguinte. Atualmente, cerca de 119 distritos têm sua Sociedade Paul Harris, somando mais de 22 mil participantes. Para mais informações, acesse rotary.org/paulharrissociety.

Outro caso é a White Hat Society. Durante um Instituto Rotary em 2004, Ed Mullen e Bill Bryce, do distrito 5870, no Estado do Texas, EUA, se desafiaram a contribuir com 5.000 dólares cada um e a recrutar outro rotariano a fazer o mesmo. Eles arrecadaram 75 mil dólares em um único dia. Hoje, há cerca de 450 participantes em 38 distritos, em cinco países. As contribuições ultrapassaram 5 milhões de dólares. Vários níveis de doação estão disponíveis e todos são elegíveis a obter reconhecimento especial da White Hat Society. A associação não exige uma contribuição anual. Visite taptrain.com/rotary para descobrir como participar.

Gostaria ainda de compartilhar com vocês mais uma oportunidade que é de extrema importância para mim. Trata-se da preservação da antiga casa de Paul e Jean Harris. Rotarianos envolvidos na Fundação Paul e Jean Harris Home adquiriram a propriedade e a estão reformando. O projeto foi encabeçado pelo diretor do Rotary International Robert Knuepfer Jr., associado ao Rotary Club de Chicago, para preservar esta parte da história do Rotary. Saiba mais sobre esse nobre projeto visitando paulharrishome.org.

Considere juntar-se a mim como integrante da Sociedade Paul Harris ou da White Hat Society e apoiar a Paul and Jean Harris Home Foundation.

* O autor é Ron Burton, chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.