Crescer mais para fazermos mais

ago 2, 2021

Saudações, meus caros agentes de transformação,

Neste mês, ao nos concentrarmos no aumento do nosso quadro associativo, peço a vocês que imprimam sua marca na história. Por mais de 20 anos, o número de associados do Rotary permanece estagnado em 1,2 milhão. Somos uma organização vibrante com 116 anos de história, que reúne pessoas em cerca de 220 países e regiões geográficas e ostenta um rico legado de trabalho na erradicação da pólio e em outros programas. O Rotary mudou bastante as nossas vidas e as vidas de muita gente. Como servimos para transformar vidas, vocês não acham que poderíamos ter um impacto ainda maior no mundo se mais pessoas estivessem praticando nossa máxima de Dar de Si Antes de Pensar em Si?

Minha visão é aumentarmos o quadro associativo do Rotary para 1,3 milhão de pessoas até julho de 2022. O chamado para essa ação é simples: Cada Um Traz Um. Desejo que todos os rotarianos e rotaractianos apresentem um novo associado ao seu respectivo clube.

Como o Rotary se baseia na associação, nossos associados são nosso maior patrimônio. São vocês que contribuem generosamente à Fundação Rotária. São vocês que sonham alto para espalhar o bem no mundo por meio de projetos significativos. E, claro, são vocês que nos colocam muito próximo da erradicação mundial da poliomielite.

Ao tornarmos o quadro associativo uma prioridade em 2021-22, vamos nos concentrar na diversidade, alcançando os mais jovens e, especialmente, as mulheres. Todo clube deve comemorar a chegada de seus novos associados e todo aquele que trouxer um novo companheiro ou companheira será pessoalmente reconhecido por mim. Aqueles que obtiverem sucesso em trazer 25 ou mais associados farão parte da nossa nova Sociedade de Desenvolvimento do Quadro Associativo.

Ao compartilharmos o Rotary com outras pessoas, precisamos nos certificar de que estamos engajando esses novos associados – porque um rotariano engajado é um recurso imenso. E lembrem-se: engajar nossos atuais associados e mantê-los em nossos clubes é tão importante quanto trazer novos. Estejamos prontos também para criar novos clubes, especialmente aqueles que sejam flexíveis. Estou muito otimista com os clubes que realizam reuniões virtuais ou híbridas. Os clubes satélites e os clubes baseados em causas também podem ser formas muito eficazes de fazer o Rotary crescer.

À medida que crescermos mais, seremos capazes de fazer mais. Vamos continuar empoderando as meninas por meio do nosso trabalho em cada uma das áreas de enfoque. Bolsas de estudo, banheiros nas escolas, educação em saúde e higiene – há muito o que podemos realizar por elas. Os projetos no meio ambiente estão despertando interesse mundo afora. Participe de iniciativas locais e internacionais para fazer deste um mundo melhor para nós e para as demais espécies com as quais compartilhamos a Terra.

Cada um de vocês é um embaixador do Rotary e todo o trabalho maravilhoso realizado pelos associados deve ser compartilhado também com o público externo. Usem as redes sociais para contar histórias sobre Dar de Si Antes de Pensar em Si a seus amigos, colegas e familiares.

Por fim, estou desafiando todos os clubes do mundo a planejar pelo menos um Dia do Voluntariado do Rotary, um evento que reúna pessoas de dentro e de fora do Rotary para celebrar e mostrar o trabalho dos nossos clubes na comunidade. Visitem rotary.org para saber mais sobre todas essas iniciativas, além de outras maneiras de Servir para Transformar Vidas.

* O autor é Shekhar Mehta, presidente 2021-22 do Rotary International.