COLUNISTAS

Coordenadores da Fundação Rotária

dez 7, 2015

Todos os rotarianos são incentivados a participar dos projetos da Fundação e a doar. A doação dos nossos associados é a principal fonte de financiamento dos programas da Fundação Rotária. Doamos para que as histórias de transformação de vidas continuem sendo contadas e fazendo a diferença no mundo.

Para que o Rotary permaneça fazendo o bem no mundo, é preciso que todos os rotarianos participem e contribuam para a Fundação todos os anos. Para continuarmos ensinando as crianças a ler, alimentando quem tem fome, cuidando de doentes, fornecendo água potável, ajudando pessoas sem recursos e promovendo a paz, é necessário que todos os rotarianos contribuam todos os anos. Aquele que doa anualmente 100 dólares ou mais ao Fundo Anual por intermédio da campanha Todos os Rotarianos, Todos os Anos é reconhecido como Contribuinte Especial da Fundação Rotária. As contribuições são consideradas também para outorga do título de Companheiro Paul Harris, Companheiro Paul Harris por Doações Múltiplas, Sociedade Paul Harris e Doador Extraordinário. Doar é um ato de inteligência que gera satisfação pessoal e faz transformações positivas. Sua doação é muito importante para o alcance da meta Todos os Rotarianos, Todos os Anos.

Sociedade Paul Harris
A Sociedade Paul Harris (SPH) é um programa de contribuições periódicas da Fundação Rotária e uma das melhores maneiras de fidelizar doadores, aumentar o relacionamento do rotariano e fortalecer a nossa Fundação.

A primeira sociedade deste tipo foi estabelecida em 1998 no distrito 5340, da Califórnia, EUA, pelo seu então governador Wayne Cusick, e a ideia rapidamente se espalhou a outros distritos. A Sociedade Paul Harris criou um novo nível de reconhecimento para os rotarianos que têm a capacidade e o desejo de realizar uma contribuição significativa à nossa Fundação Rotária todo ano, e tornou-se oficialmente um de nossos programas de reconhecimento em 1° de julho de 2013. O programa distingue pessoas que contribuem anualmente com 1.000 dólares ou mais ao Fundo Anual, Fundo Polio Plus ou subsídio aprovado da Fundação Rotária. As contribuições à Sociedade são elegíveis aos reconhecimentos de Companheiro Paul Harris, Companheiro Paul Harris por Doações Múltiplas, Doador Extraordinário e à Sociedade Arch Klumph.

Toda contribuição ao Fundo Anual também é elegível a todos os reconhecimentos relacionados à campanha Todos os Rotarianos, Todos os Anos. Este programa foi, e provavelmente continuará sendo, um dos mais importantes e significativos para alcançar as nossas metas anuais de doação. Mais contribuições anuais significam mais fundos para apoiar projetos locais com verbas do Fundo Distrital de Utilização Controlada (Fduc).

As Sociedades Paul Harris permitem o crescimento das contribuições per capita e garantem mais fundos ao distrito. Nesse sentido, é necessário uma estrutura que as apoie em longo prazo. Deve-se indicar um coordenador distrital para a SPH com a função de promovê-la em eventos e atividades de reconhecimento; administrar o banco de dados dos seus membros a fim de manter um registro de novos integrantes e das contribuições realizadas; entregar certificado de admissão, distintivo de lapela e carta de agradecimento assinada pelo governador a cada novo membro durante um evento de destaque; e reconhecer e agradecer as pessoas que a apoiam constantemente.

A nossa Fundação é digna de confiança e apoio. Cerca de 90% das doações recebidas são aplicadas em programas e projetos – um nível muito acima dos parâmetros usados para classificar a eficiência de organizações similares à nossa. Nós, rotarianos, temos todos os motivos para nos orgulharmos do que fazemos, já que nossas contribuições causam uma grande diferença no mundo.

Junte-se a todos os rotarianos no apoio à nossa Fundação Rotária todos os anos. Seja um presente para o mundo!

* Os autores são Paulo Augusto Zanardi e Hugo Dórea, coordenadores da Fundação Rotária para as Zonas 22A e 23A, e para a Zona 22B, respectivamente.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para zanardi4730@gmail.com ehugo.dorea@rotary4390.org

ARTIGOS