Conte com a ajuda da Cadre

jan 27, 2016

Nossa Equipe de Consultores Técnicos (a Cadre) ajuda os rotarianos durante o planejamento e a implementação de projetos, garante a boa gestão dos fundos de subsídios e auxilia os curadores da Fundação Rotária no processo de financiamento. Ela é formada por rotarianos que estão familiarizados com o nosso programa de subsídios, possuem conhecimentos técnicos e contam com experiência profissional em pelo menos uma das nossas áreas de enfoque.

Os membros da Cadre, que se envolvem no planejamento, monitoramento e avaliação de projetos financiados por subsídios, atuam nos seguintes cargos:

Consultor de pedidos e projetos: auxilia com as solicitações de Subsídios Globais e a implementação de projetos.

Analista técnico: ajuda os nossos funcionários avaliando a viabilidade técnica dos pedidos de subsídios. Tais avaliações são feitas pelo computador e não exigem viagens.

Visitante de projetos: avalia a viabilidade técnica do projeto proposto (visita prévia) ou da implementação de uma iniciativa já em andamento (visita intermediária). Tais tarefas envolvem viagens ao local do projeto e reuniões com os parceiros, moradores da comunidade e representantes de organizações colaboradoras.

Auditor: avalia a gestão financeira e a supervisão dos fundos do subsídio. A tarefa de auditor, que engloba auditorias de rotina, aleatórias, específicas e operacionais, envolve viagens ao local do projeto e reuniões com as partes envolvidas.

A escolha de membros da Cadre para nossas tarefas envolvem diversos fatores. Levamos em consideração:

Experiência: conhecimento técnico e familiaridade com os nossos subsídios.

Domínio do idioma: habilidade de se comunicar no idioma do país onde o projeto está sendo implementado.

Custo-benefício: proximidade ao local do projeto.

Qualidade das avaliações: histórico de avaliações de alta qualidade entregues dentro do prazo (no caso de membros que já participaram de auditorias e outras tarefas)

Familiaridade cultural: compreensão da cultura local e da comunidade beneficiada.

Precisamos de rotarianos na África, América Latina, Caribe e no Sudeste Asiático para todas as áreas de enfoque, especialmente nos seguintes campos:

Agricultura, desenvolvimento empresarial (pequenas empresas), capacitação profissional ou projetos que beneficiem vilarejos.

Medicina e cuidados de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, parteiras, trabalhadores de saúde pública (especialmente mulheres).

Recursos hídricos e saneamento nas escolas, educação sobre higiene ou promoção de projetos de recursos hídricos e saneamento.

Treinamento de cuidados de saúde na comunidade, tecnologias móveis para cuidados de saúde ou controle de doenças infecciosas.

Capacitação de professores ou de desenvolvimento curricular que incorpore o uso de tecnologia.

Para mais informações sobre como se tornar parte da Equipe de Consultores Técnicos, envie um e-mail para cadre@rotary.org

Fonte: Cadre: quem somos e o que fazemos (outubro de 2015)

*O autores são Paulo Augusto Zanardi e Hugo Dórea, coordenadores regionais da Fundação Rotária para as Zonas 22A e 23A, e para a Zona 22B, respectivamente.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para zanardi4730@gmail.com e hugo.dorea@rotary4390.org