Construindo o caminho

dez 3, 2019

Nada é permanente, exceto a mudança”, disse o filósofo Heráclito, que viveu na cidade de Éfeso no século quinto antes de Cristo. Quando se constrói uma estrada, se concretiza uma mudança local. Quando se trabalha para a construção do homem, se processa uma mudança em escala mundial.

A construção de uma organização se processa com permanentes mudanças, daí ser necessária a atualização constante de seus integrantes por meio de leitura, muito trabalho, seminários e treinamentos.

Pela importância da paz, a Fundação Rotária decidiu recentemente fazer uma consulta a seis universidades e todas elas se manifestaram interessadas em sediar um novo Centro Rotary pela Paz. Após cuidadosa avaliação, os curadores aprovaram a Universidade Makerere, em Uganda, tendo como foco “a construção da paz, transformação de conflitos, governança e desenvolvimento”. Sob essa inspiração, o objetivo do programa é exatamente a capacitação de pessoas para iniciar uma ação que transformará a sociedade por meio da paz.

A Universidade Makerere acolherá o primeiro Centro pela Paz da África. Todo o continente exultou diante dessa valorização, bem como pelo fato de a unidade estar localizada em uma das regiões mais afetadas por conflitos. Os custos do seu funcionamento serão cobertos inicialmente pelo Fundo Anual e, posteriormente, pela universidade, por meio de doações diretas e pelo Fundo Distrital de Utilização Controlada. Dessa forma, o Rotary conecta a África com a paz.

É bom notar que o Rotary tem crescido acima da média no continente africano e deve dobrar seu quadro associativo num período menor que dez anos.

Outro fato alvissareiro é a declaração, feita pela Organização Mundial da Saúde, de que o poliovírus selvagem tipo 3 está erradicado após a confirmação de que não há qualquer caso de pólio na Nigéria desde setembro de 2016. O poliovírus tipo 2 foi erradicado em 2015, restando apenas o tipo 1, localizado no Paquistão e no Afeganistão.

Se não houvesse a campanha global contra a doença, 18 milhões de pessoas estariam mortas ou com deficiência. Se não fosse por você, rotariano, esse caminho não teria sido construído e, certamente, haveria mais infortúnios no mundo.

Nada é sem esforço ou sem custo. Graças à generosidade de muitos, o Rotary investiu nessa luta cerca de 2 bilhões de dólares, sem contar milhões de horas, o que significa uma doação pessoal de valor imensurável. A campanha End Polio Now ainda ensinou ao mundo muita coisa além da erradicação da pólio. Na Nigéria, ela serviu como modelo para a vacinação de 8 milhões de pessoas contra a febre amarela. No Paquistão, usou-se o mesmo método da cadeia de frio na imunização contra o sarampo.

Dezembro, mês do Natal, lembra o nascimento de uma criança e uma estrela que anunciou ao mundo uma nova era. O Rotary é a estrela que anuncia que, em breve, toda criança sobreviverá sem o infortúnio da poliomielite. Feliz Natal aos rotarianos que acreditaram e constroem um caminho para eliminar tal doença do mundo.

Agora, falta só isto. A erradicação da pólio será para a humanidade uma mudança permanente.

* O autor é Hipólito Ferreira, curador 2019-23 da Fundação Rotária.

hipolito@paineira.eng.br