Conheça seis campeões da paz

set 26, 2017

Seis associados do Rotary e ex-alunos dos Centros Rotary pela Paz serão homenageados em novembro com o prêmio Pessoas em Ação: Campeões da Paz. Seu compromisso com a paz e a resolução de conflitos será reconhecido durante o Dia do Rotary na ONU, em Genebra, na Suíça.

Os vencedores, revelados no Dia Internacional da Paz, estão envolvidos em projetos que tratam as causas de conflitos, como pobreza, desigualdade social, tensões étnicas, falta de acesso à educação e desequilíbrio na distribuição de recursos.

Os seis Campeões da Paz são:

1020 Best photo R copy

Jean Best, associada do Rotary Club de Kirkcudbright, Escócia — Best lidera um projeto que ensina técnicas de resolução de conflitos a adolescentes para que eles possam criar iniciativas pró-paz em suas escolas e comunidades. A rotariana trabalhou com bolsistas da University of Bradford para desenvolver o currículo, e colaborou com associados de outros Rotary Clubs e bolsistas dos Centros Rotary para criar núcleos da paz na Austrália, Inglaterra, México, Escócia e Estados Unidos.

Best é mentora no Cal Policy Center for Innovation and Entrepreneurship, um centro de inovação e empreendedorismo. Ela se tornou Companheira Paul Harris devido à sua contribuição ao desenvolvimento de estratégias em prol da paz.

5960 Frisch photo

Ann Frisch, associada do Rotary Club de White Bear Lake, EUA — Frisch acredita que civis desarmados podem proteger pessoas em zonas de conflitos. Em 2015, ela colaborou com rotarianos da Tailândia na criação de um programa de treinamento pró-paz, chamado Southern Thailand Peace Process, em Bangcoc, Hat Yai e Pattani. O grupo reuniu autoridades das áreas de energia e irrigação, funcionários da Cruz Vermelha, um monge budista e uma freira católica numa região fronteiriça a fim de treinar civis para estabelecerem zonas de segurança (áreas em que famílias, professores e oficiais locais não precisam cruzar com forças militares diariamente).

Frisch, representante da ONU em Genebra, escreveu o primeiro manual sobre proteção civil sem armamentos, que foi endossado pelas Nações Unidas. Seu treinamento sobre o processo de construção da paz por civis é administrado pelo Instituto de Treinamento e Pesquisa da ONU, um departamento que treina todos os funcionários da organização.

Safina Rahman, associada do Rotary Club de Dhaka Mahanagar, Bangladesh — Rahman é uma importante defensora dos direitos das mulheres no local de trabalho. Como dona de uma fábrica de roupas, foi a primeira empresária de Bangladesh a oferecer plano de saúde e licença maternidade para suas funcionárias. Ela trabalhou com o Grupo Rotarianos em Ação pela Paz para organizar a primeira conferência internacional sobre o assunto no país. Criadora de normas para a Associação de Manufatureiros e Exportadores de Roupas de Bangladesh, ela defende a segurança e os direitos dos funcionários, além de promover a educação de meninas e os direitos das mulheres.

Rahman fundou seis escolas, formadas em sua maioria por meninas (62% dos alunos são do sexo feminino), que oferecem educação básica, treinamento profissionalizante e aulas sobre prevenção de conflitos, saúde e higiene.

4281 Reyes Lozano photo

Alejandro Reyes Lozano, associado do Rotary Club de Bogotá Capital, Colômbia — Usando um Subsídio Global do Rotary, Lozano está dando treinamento sobre paz, resolução de conflitos e mediação a 27 mulheres de seis países latino-americanos para que possam contribuir a comunidades mais pacíficas. O projeto também criará uma rede internacional de promotoras da paz.

Lozano, que é advogado, foi indicado pelo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, para integrar a equipe que conseguiu avançar as negociações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). O trabalho do grupo contribuiu para um acordo de paz que levou um conflito armado de 50 anos entre o governo e a FARC ao fim.

1020 Sirah photo PF copy

Kiran Sirah, formando do Centro Rotary pela Paz da University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos — Sirah é presidente do International Storytelling Center no Tennessee, EUA, que usa histórias para promover a paz. A organização busca inspirar e capacitar pessoas de todos os lugares a contarem suas histórias, ouvirem relatos alheios e usarem essa abordagem para causar mudanças positivas.

Kiran, filho de refugiados ugandenses, criou o guia “Telling Stories That Matter”, disponível gratuitamente a educadores, promotores da paz, estudantes, voluntários e empresários. Ele é usado em 18 países.

Taylor Stevenson, formanda do Centro Rotary pela Paz na International Christian University, Japão — Stevenson usou um Subsídio Global para melhorar as condições sanitárias dos catadores de lixo em Pune, na Índia. Coletivamente, tais trabalhadores coletam 20 toneladas de resíduos sanitários soltos por dia. Stevenson colaborou com a SWaCH, uma cooperativa de coleta de lixo, para criar a campanha “Red Dot”, que pede à população para embrulhar seus resíduos sanitários em jornal ou saco plástico e marcá-lo com um pontinho vermelho.

Isso ajuda os catadores de lixo a identificarem o lixo sanitário e lidarem com ele da forma apropriada. Stevenson desenvolveu todos os recursos visuais da campanha. Ela também conseguiu doações de bens e serviços, inclusive um espaço gratuito para dar treinamentos e a impressão de todos os materiais. Stevenson é embaixadora do Índice Global da Paz.

* Rotary International