Conheça os Grupos de Companheirismo do Rotary

jun 20, 2017

Formados por pessoas que compartilham dos mesmos interesses, eles são uma ótima maneira de fazer amigos no mundo inteiro

Os Grupos de Companheirismo são abertos a rotarianos, seus familiares, ex e atuais participantes dos nossos programas. Para contatá-los diretamente, consulte a lista disponível no site do Rotary (acesse www.rotary.org/pt/our-programs/more-fellowships). Por meio do site você também poderá entrar em um grupo de discussão para encontrar rotarianos e rotaractianos com os mesmos interesses que os seus.

Como é participar de um Grupo de Companheirismo?
Dois rotarianos brasileiros contam abaixo como ganharam novos amigos, oportunidades de lazer e turismo – que ainda ajudam a erradicar a poliomielite

No Grand Slam do Rotary

NA QUADRA: Marcos Franco (2º à esquerda) durante o Campeonato Mundial realizado na Croácia em 2011

“Descobri o Grupo Internacional de Companheirismo de Tênis em 2006. Naquela época, a América do Sul tinha apenas um participante. Hoje somos 284, integrando um total de 1.589 no mundo. Após fazer contato com o presidente do grupo, em 2008 nos encontramos na Convenção de Los Angeles. Três anos depois, fui participar do 7º Campeonato Mundial, na Croácia, juntamente com outros 140 rotarianos, além de familiares. Uma experiência incrível, na qual tivemos a oportunidade de jogar tênis, fazer turismo junto com o grupo, dar início a uma parceria num projeto de Subsídio Global e desfrutar de um excepcional companheirismo.

Em 2012, os brasileiros organizaram o Campeonato Mundial em Guarapari, no Espírito Santo, onde apresentamos a moqueca capixaba e o samba a todos os gringos.

Em 2013, foi a vez do 1º Campeonato Sul-Americano, em Natal, no Rio Grande do Norte. Na sequência, vieram os torneios de Assunção, no Paraguai; Buenos Aires, na Argentina; e Santiago do Chile. A quinta edição, em abril deste ano, foi realizada em Lima, no Peru, com 30 jogadores e um total de 60 participantes.

Completando esse calendário, todo mês de novembro realizamos o Campeonato Brasileiro. Em 2017, a competição acontece em Porto Seguro, na Bahia, entre os dias 15 e 19.

Como participante, hoje eu falo diariamente com companheiros de todo o mundo por meio do nosso grupo no WhatsApp. Somos, de fato, uma grande família.

Todos os torneios são promovidos por um Rotary Club local para que nossa batalha pela erradicação da pólio ganhe divulgação. Além disso, sempre arrecadamos recursos para a Fundação Rotária destinados a esse propósito. Até o momento, já contribuímos com 360 mil dólares, dos quais 38 mil saíram aqui da América do Sul.

Junte-se a nós! Faça seu cadastro gratuitamente pelo site www.itfr.org.”

Marcos Franco é governador 2010-11 do distrito 4420, associado ao Rotary Club de Santos-Oeste, SP, e atual vice presidente do Grupo Internacional de Companheirismo de Tênis de Rotarianos.

Servir se divertindo!

NA ESTRADA: Marcos Netto e a esposa, Cristiane, durante viagem a Montevidéu, no Uruguai

“Quando ouvi esta frase pela primeira vez, minha reação foi exatamente igual a de muitos de vocês. Isto é bom demais para ser verdade…’. Mas é exatamente isto que acontece comigo desde 2012 junto da IFMR-SA [seção sul-americana da Associação Internacional dos Rotarianos Motociclistas].

Desde então, venho participando ativamente dos eventos do grupo. Os mais conhecidos são o Intercâmbio Rotário da Amizade e, há três anos, o Encontro de Verão Sul (#ifmrnosul), sempre realizado no mês de março no Estado do Rio Grande do Sul.

Por este último tenho um carinho muito especial. Além de ter sido seu idealizador, faço parte da comissão organizadora desde a primeira edição – e já estamos preparando o próximo encontro, que será na cidade gaúcha de Cambará do Sul em 2018. Mas por que participo do IFMR-SA?

Estou entre companheiros que compartilham de um mesmo interesse: as motos. Não importa a marca, modelo ou potência. Além de sermos companheiros, formamos um núcleo de amizade sem comparação.

Porém, o principal motivo é a possibilidade de fazer exatamente como propõe nosso lema: Servir se Divertindo. Todos os encontros do IFMR-SA proporcionam aos associados a possibilidade de viajar, conhecer novos lugares, fazer turismo, rever os amigos, confraternizar, divertir-se e ajudar uma das mais importantes causas do Rotary International: a erradicação mundial da poliomielite. O saldo das inscrições dos encontros do IFMR-SA é destinado à campanha End Polio Now. Além disso, em vários distritos os motociclistas realizam ações locais para arrecadar donativos em benefício de suas comunidades. Não existe melhor maneira de servir: sempre com um sorriso no rosto (mesmo que, às vezes, escondido pelo capacete)!

Um outro resultado interessante é a promoção da imagem pública do Rotary. Em todas as cidades onde os encontros são realizados, existe a atração da mídia. Além de interagir com a comunidade local, os motociclistas promovem os motivos pelos quais o Rotary existe e para que se destina a reunião do grupo.

Recomendo a todos que procurem conhecer este e outros Grupos de Companheirismo. Nós do IFMR-SA estamos à sua espera no Facebook (www.facebook.com/ifmrsa) e em nosso site: www.ifmr-sa.org.

Marcos Netto é associado ao Rotary Club de Canoas-Industrial, RS (distrito 4670) e associado ao IFMR-SA.