NOTÍCIAS

Conheça a história de um Rotary Club que vem fortalecendo sua imagem pública e aumentando o quadro associativo por meio do Instagram

mar 23, 2018

Com menos de dois anos de fundação, o Rotary Club de Maringá-Acim, PR (distrito 4630), já viveu altos e baixos. Logo no início, um conflito interno provocou a saída de 14 associados. Superado esse primeiro abalo, o clube planejou uma forma de retomar o crescimento exponencial. Hoje, reúne oito rotarianos e cinco rotarianas (incluindo a presidente). Suas reuniões costumam contar com uma média de 20 participantes e, em um grupo no WhatsApp, há cerca de 30 potenciais novos associados. “O principal agente dessa retomada foi a expansão de nosso trabalho de imagem pública, que renovou o ânimo e atraiu diversas pessoas”, revela Anníbal Bonemer Azevedo da Rocha, que ajudou a criar o clube e, em outubro de 2017, migrou para ele, assumindo a comissão de Imagem Pública.

Para essa investida, a estratégia que o clube escolheu foi construir uma presença forte nas redes sociais, mais especificamente, utilizando o Instagram. “Busquei, primeiramente, a central de aprendizado do Meu Rotary e fiz o treinamento de imagem pública. Criei um endereço de e-mail específico e um planejamento, em cima do que já havia sido feito no primeiro ano do clube e do que necessitávamos, como crescer o quadro associativo e engajar as pessoas”, conta Anníbal.

O perfil do clube no Instagram, que era então seguido por 238 pessoas, agora é acompanhado por mais de 7.400, e os resultados puderam ser notados por ocasião da 2ª Galinhada Beneficente, em novembro. Além de utilizar essa rede social para vender os convites, o evento contou com a participação de duas pessoas que haviam se aproximado do clube pelo Instagram e que, no mês seguinte, tornaram-se associadas. “O clima mudou muito, pois os companheiros entenderam que existe uma grande audiência nos acompanhando, o que aumenta nossa responsabilidade e nos motiva a servir mais, pois sentimos nosso trabalho sendo valorizado dentro e fora do clube”, avalia o rotariano. Cada postagem tem recebido uma média de 300 curtidas e o perfil vem alcançando cerca de 30 mil pessoas.

A produção de conteúdo, uma das preocupações iniciais de Anníbal, mostrou-se mais simples do que ele imaginara. Além das atividades do próprio clube, ações dos outros 13 Rotary Clubs da cidade também são compartilhadas e, por meio de um aplicativo, material de clubes de todo o mundo e do Rotary International é republicado. “Estamos entre as 10 maiores páginas do Rotary no Instagram. Acreditamos muito que as mídias sociais, bem utilizadas, serão e são uma forte ferramenta para oxigenar os clubes e desenvolver o quadro associativo”, afirma.

NOTÍCIAS