Compromisso com a paz

jun 12, 2017

Neste mês de fevereiro, dedicado à Paz e Prevenção/Resolução de Conflitos no nosso calendário, celebremos o sucesso dos Centros Rotary pela Paz e o importante trabalho que seus ex-alunos estão fazendo pelo mundo. Penso que também é importante destacar que o lançamento dos Centros Rotary em 2002 se baseou em muitas décadas de esforços de consolidação da paz apoiados pela nossa Fundação.

Nos anos 1930, clubes na França e na Alemanha formaram uma comissão interpaíses. Ambos os países ainda se recuperavam de uma guerra devastadora, mas os antigos adversários sabiam que a paz, por mais frágil que fosse, valia a pena ser mantida. Apesar de uma Segunda Guerra Mundial ter quebrado as suas esperanças, esses rotarianos pacifistas voltaram a se reunir em 1950. Desde então, rotarianos formaram 250 comissões interpaíses para promover a amizade e os serviços internacionais.

Os rotarianos sabem há muito tempo que a compreensão mundial se desenvolve mais rapidamente por meio das relações interpessoais. Antes dos programas de estudo no exterior e das viagens de negócios internacionais se tornarem comuns, a nossa Fundação já enviava bolsistas e jovens profissionais a outros países para experimentar diferentes maneiras de viver e trabalhar. Para muitos participantes, essas aventuras que modificaram suas vidas os ajudaram a ver o mundo através dos olhos de seus anfitriões, que frequentemente se tornaram amigos próximos.

Todos os anos, a nossa Fundação destina milhões de dólares para projetos que atacam as raízes dos conflitos – falta de acesso à educação, saúde, água limpa, ao emprego e saneamento. Nossos Subsídios Globais têm um requisito único que os orientam nessa promoção da paz: para se qualificar, os patrocinadores do projeto devem incluir clubes de pelo menos dois países. Além de combinar conhecimento local com recursos internacionais e da Fundação, os projetos financiados por esses subsídios fomentam amizades que muitas vezes levam a relações de trabalho duradouras entre os clubes parceiros e, por conseguinte, entre seus países.

Naturalmente, uma das melhores oportunidades para formar amizades internacionais é a nossa convenção anual, e a deste ano será bastante especial. Nós celebraremos o centenário da Fundação Rotária e espero que você esteja conosco na maior festa de aniversário que teremos em 2017!

* O autor é Kalyan Banerjee, chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.

(Mensagem de fevereiro de 2017)