Que belo mês temos! Dedicado a celebrar as Novas Gerações, o que significa projetar a continuidade desta fantástica organização da qual fazemos parte.

Como atrair jovens e mulheres às nossas fileiras e fazer o Rotary brilhar em todos os cantos do mundo? Para atrairmos os jovens, temos que pensar como é a vida deles. Vamos envolver os Rotaract e Interact Clubs em nossos projetos humanitários. Vamos usar as mídias sociais para mostrar o que o Rotary é e faz. Somos 1,2 milhão de associados em 219 países e regiões geográficas e ainda assim nosso logotipo e lemas não são bem conhecidos. Claro, nós não gastamos milhões de dólares em campanhas publicitárias, mas também não divulgamos o bem que fazemos por meio dos nossos trabalhos humanitários. Como disse o diretor do Rotary International Steven Snyder: “Não aprendemos como nos exibir, no bom sentido. Melhoramos a forma como projetamos a nossa imagem pública, mas temos que melhorar a forma como divulgamos as nossas conquistas”.

Então, o que temos que fazer para divulgar o Rotary?

O presidente Gary quer que falemos a todos que somos gente que faz, e estamos em busca de pessoas para se juntarem a nós na solução de problemas comunitários. Aos governadores distritais ele fez um desafio: organizar um Dia do Rotary, o que significa realizar um evento para apresentar a organização. A data terá a finalidade de despertar o interesse das pessoas em se associar à nossa organização, fortalecer nossas relações com instituições e líderes comunitários e projetar a imagem pública do Rotary.

Perguntamos aos governadores distritais o que temos programado. As Coordenações Regionais de Imagem Pública propõem às lideranças rotárias a realização de um evento nacional intitulado Corrida e Caminhada do Rotary no Brasil. Imaginem o impacto coletivo que o Rotary pode causar quando os 2.352 Rotary Clubs, 354 Rotaract e 908 Interact Clubs apresentarem a organização às pessoas de maneira divertida, fazendo-as ver como elas podem pertencer a um Rotary Club, Rotaract ou Interact Club… Uma ação assim fortalecerá a imagem pública do Rotary e poderá arrecadar fundos para a reta final da iniciativa de erradicação da poliomielite.

O presidente Gary pediu e nós reforçamos a todos que abracem este compromisso em seus distritos e clubes e participem de uma chance única de promover o Rotary com uma mensagem clara e uniforme. Mensagem esta que informará a todos que nós, rotarianos, somos líderes comunitários. Que vivemos pelo lema Dar de Si Antes de Pensar em Si e temos muito orgulho de ser rotarianos. Juntos, vamos fazer o Rotary brilhar!

* Os autores são Ernoe Eger e Vera Canto Bertagnoli, coordenadores regionais da Imagem Pública para as Zonas Rotárias 22A e 23A, e para a Zona 22B, respectivamente.