“No fundo são as relações com as pessoas que dão sentido à vida.” – Wilhelm von Humboldt

Conheço o presidente Gary Huang há mais de 20 anos e o fato de, neste período rotário, fazer parte da equipe que trabalha com ele me permitiu descobrir um novo aspecto de sua personalidade: o entusiasmo com o qual vive sua ativa participação no Rotary.

Pude comprovar pessoalmente que as conferências e as reuniões em seu país, Taiwan, são verdadeiras festas onde a austeridade mantém a dignidade e a seriedade dá passagem à alegria. Essa é mais uma evidência da diversidade de nossa organização e do valor que cada rotariano agrega ao compartilhar seus costumes, hábitos e opiniões.

Reflexo dessa realidade é a comemoração do Dia do Rotary que nos propõe o presidente Gary e que consiste em organizar uma jornada especial em nossa comunidade, para mostrar com alegria as boas ideias e os valiosos projetos da nossa organização, além de fazer com que nossa imagem fique conhecida e que seja valorizada por mais gente.

O Dia do Rotary pode ser desde a mais simples ação que envolve uma comunidade bem pequena até uma comemoração regional ou nacional que demonstre o poder da ação e o que há de melhor em nossa organização. O propósito, em ambos os casos, é permitir fortalecer relações e estar em contato com a comunidade e com novos associados em potencial que possam vir a se unir ao nosso exército no futuro.

O presidente prometeu comparecer às comemorações, quando possível, e se não puder, abriu a possibilidade de os organizadores solicitarem o envio de um representante, mas sem custo para o Rotary International. Como isso requer planejamento e tempo, insisto para que trabalhem desde já nessa significativa jornada.

O Dia do Rotary é como um complemento para o Meu Momento Rotário. O primeiro é a expressão global de nossa organização apresentada para o grande público; o segundo, uma experiência íntima que o Rotary nos proporcionou e que nos transformou para sempre.

Aproveitemos esse mês dedicado ao desenvolvimento do quadro associativo e extensão para organizar o Dia do Rotary e para procurar encontrar, dentro da comunidade que nos rodeia, gente dedicada e comprometida que possa somar-se a nós para construir uma sociedade melhor e viver a magia de transformar ideais em ações.

* A autora é Celia Giay, diretora 2013-15 e vice-presidente do Rotary International.