No dia 23 de fevereiro, os rotarianos do mundo inteiro comemoraram o aniversário do Rotary. São 110 anos de bondade, companheirismo e desafios. Somos um grupo de pessoas que têm como motivação a amizade em prol da comunidade. Como assim? Nós, rotarianos, somos fiéis ao nosso Ideal de Servir, e nos unimos por meio do companheirismo. Sem esta força, o Rotary não seria o mesmo.

O momento mais bonito e aparente deste companheirismo é a Convenção do Rotary International, que este ano será realizada aqui no Brasil. Serão muitas línguas, nacionalidades, religiões e etnias, mas tudo em torno do Rotary e do seu companheirismo. Mesmo falando diferentes idiomas, os rotarianos conseguem se comunicar com o sorriso e a boa vontade – pois afinal de contas somos companheiros e gostamos de servir.

Vamos comemorar estes 110 anos do Rotary em nosso país, ao lado de companheiros de todo o mundo. Sediar uma Convenção do Rotary International é uma honra para qualquer nação. Poderemos mostrar aos visitantes o Brasil e o nosso rotarismo, que é muito significativo no cenário mundial do Rotary. Poderemos mostrar a alegria do nosso povo e seu modo carinhoso de receber os irmãos do exterior.

E não apenas São Paulo será visitada, mas várias partes deste nosso lindo país. Sabemos de grupos indo visitar as cataratas do Iguaçu, os pampas gaúchos, as cidades históricas de Minas, a natureza e a descontração do Rio de Janeiro, as ladeiras de Salvador, a arquitetura de Brasília, o Pantanal, as águas cristalinas de Maceió, as praias do Ceará e nossa Amazônia.

Esta será uma bela oportunidade para mostrarmos o que o Brasil tem de melhor. É hora de apoiarmos o Comitê de Organização Local, que tem como chair o diretor 1995-97 do Rotary International, José Alfredo Pretoni, apoiado por um grupo que vem se dedicando muito em prol de todos nós, rotarianos brasileiros.

Venha comemorar os 110 anos do Rotary nesta festa brasileira. Você pode apoiar, antes de mais nada, fazendo a sua inscrição o quanto antes. Além disso, motive os companheiros do seu clube para que eles também participem dessa celebração. Precisaremos de voluntários para ajudar durante a Convenção. Procure o Escritório do Rotary International em São Paulo e diga que gostaria de servir na organização do evento.

Por fim, um lembrete a todos os clubes: o prazo limite para pagamento da per capita do Rotary International que venceu em 1º de janeiro não é mais 30 de junho, mas 31 de abril (o prazo de pagamento foi alterado de seis para quatro meses). Portanto, tenha cuidado para seu clube não ser encerrado por falta de pagamento.

* Os autores são Altimar Augusto Fernandes e Antonio Henrique de Vasconcelos, coordenadores do Rotary para as Zonas Rotárias 22A e 23A, e para a Zona 22B, respectivamente.

Para fazer comentários e sugestões sobre esta coluna, escreva para altimar@serraplace.com.br e rhvasconcelos@secrel.com.br