Comemorações estão espalhando a mensagem do centenário

jun 12, 2017

Em comunidades do mundo todo, os rotarianos estão encontrando maneiras criativas de celebrar os 100 anos da Fundação Rotária e demonstrar seu compromisso de um século de fazer o bem no mundo.

Nossos companheiros criaram um selo postal comemorativo no Paquistão, patrocinaram um cruzeiro pelo rio Danúbio com uma parte da renda direcionada para a Fundação e em Vancouver, no Canadá, venderam garrafas de vinho com o rótulo 100 Anos Fazendo o Bem no Mundo.

E, claro, realizaram inúmeros jantares voltados ao centenário. Na cidade natal de Arch Klumph, Cleveland, EUA, os rotarianos se reuniram para homenagear o pai da Fundação Rotária e flautista virtuoso com um banquete e um concerto da Orquestra de Cleveland, que arrecadou mais de 2,1 milhões de dólares para a Fundação.

Alguns rotarianos estão patrocinando projetos de Subsídios Globais, combatendo a dengue na Indonésia, fornecendo instalações sanitárias na Colômbia e promovendo a detecção precoce do câncer de mama na Turquia.

Rotaractianos e interactianos atenderam ao chamado para realizar 100 boas ações neste ano. Eles estão doando sangue, visitando idosos e distribuindo alimentos, para citar apenas algumas das atividades que esse desafio tem inspirado.

Ao celebrar este marco, estamos compartilhando nossas histórias de sucesso com o mundo. Em 2016, o canal de notícias a cabo CNBC classificou a Fundação Rotária como uma das 10 principais instituições de caridade que mudam o mundo, destacando nosso programa Polio Plus, nossa saúde financeira, prestação de contas e transparência nas informações. Além disso, a Associação de Profissionais da Captação de Recursos apontou a Fundação Rotária como Fundação Mais Notável do Mundo de 2016.

O ano do centenário ainda não acabou. Ainda há tempo de planejar um evento especial, fazer uma contribuição pelo centenário e mais outras boas ações. Em junho, junte-se a mim na maior celebração do ano do centenário na Convenção do Rotary em Atlanta.

* O autor é Kalyan Banerjee, chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.

(Mensagem de abril de 2017)