O centenário da Fundação Rotária, em 2016-17, será o testemunho do sucesso da entidade, que teve início na nossa Convenção de 1917, na cidade de Atlanta, nos EUA. A Comissão de Celebração do Centenário da Fundação, liderada pela ex-curadora Stephanie Urchick, tem muitos planos para um ano inteiro de festas que culminarão com uma comemoração gigantesca na Convenção de 2017, novamente em Atlanta. Os curadores da Fundação Rotária, os diretores do Rotary International e os nossos funcionários estão comprometidos para fazer com que essa data tão importante mereça o maior destaque possível.

O que acontece em nossos clubes e distritos é muito maior e mais duradouro do que o que acontece em Evanston e nas nossas Convenções. Dito isso, o verdadeiro sucesso da celebração do centenário dependerá da qualidade e da quantidade de festividades organizadas por clubes e distritos. A grande incógnita é se a maioria dos rotarianos mundo afora organizará celebrações e projetos relativos ao centenário. Por isso, peço a você que faça a sua parte para gerar o interesse e o envolvimento do seu clube.

A Fundação Rotária tem sido muito bem-sucedida em auxiliar clubes e distritos a promover compreensão, boa vontade e paz no mundo. Assim, nada mais apropriado do que os ter participando em massa da celebração do centenário. Como é do nosso feitio no Rotary, não existe uma forma única para os clubes e distritos celebrarem. Basta usar e abusar da criatividade, como vocês têm feito nestes anos todos com seus projetos.

Este é o momento certo para expressarmos nosso apreço pela Fundação Rotária!

* O autor é Ray Klinginsmith, chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.