Clube parceiro da Fundação Rotária

mai 9, 2022

O clube é a base da nossa organização. Nele, por meio do companheirismo, engajamento, conhecimento e talento, se desenvolvem condições objetivas para a prestação de serviços para as comunidades vulneráveis.

Buscamos clubes eficazes, dinâmicos e vibrantes, no sentido de consolidarmos ambientes colaborativos, que levem a iniciativas estruturantes, sendo o fortalecimento dos clubes um desafio estratégico para nossa organização.

Clubes fortes priorizam líderes servidores, o trabalho em equipe, o conhecimento das necessidades da comunidade, parcerias não rotárias e o desenvolvimento de projetos humanitários que solucionem os problemas e gerem um impacto no longo prazo.

A Fundação Rotária pode ser uma aliada vigorosa para o fortalecimento dos clubes!

A dinâmica dos clubes, independentemente da formatação, se com reuniões presenciais, a distância ou híbridas, deve motivar os associados a perceberem o valor de pertencer ao clube, e a convivência com os companheiros deve superar as expectativas de cada associado.

Existem vários motivos para desejar ser rotariano: desenvolver amizade, usar da influência para colaborar com políticas públicas, ressaltar as atividades profissionais. Muitos tiveram experiências com programas como o Intercâmbio de Jovens, ou com o trabalho de erradicação da pólio, ou simplesmente possuem amigos e parentes na instituição.

Independentemente do motivo da admissão, o mais importante é que o clube desenvolva um ambiente inteligente, propício para a permanência e a fidelização dos associados.

A Fundação Rotária tem como objetivo desenvolver programas humanitários e educacionais.

A Fundação define os requisitos técnicos e disponibiliza suporte financeiro para desenvolver projetos voltados à comunidade local ou global, o patrocínio de bolsas educacionais, grupo de treinamento vocacional ou a erradicação da paralisia infantil.

Portanto, o planejamento estratégico do clube deve definir metas e objetivos, e o escopo de prioridades no médio e longo prazos.

Algumas recomendações para os clubes desenvolverem uma parceria com a Fundação Rotária:

1 – Ter uma Comissão da Fundação Rotária, com pelo menos três associados, pelo período de três anos.

2 – A comissão deve desenvolver práticas de arrecadação e identificar e envolver associados interessados em programas comunitários e educacionais.

3 – Os envolvidos devem participar do ciclo de treinamento distrital, somado aos cursos na Central de Aprendizado.

4 – O clube deve, fazendo uso de meios de comunicação impresso ou digital, divulgar informações temáticas, promover palestras e compartilhar o conhecimento.

5 – Engajar a maioria dos associados nas campanhas de arrecadação, nos Subsídios Distritais, em equipes para Subsídios Globais, bolsas educacionais ou campanhas de vacinação.

A Fundação Rotária pode facilitar a experiência dos associados nos clubes!

“A Fundação Rotária é o coração do Rotary”, segundo o presidente do Conselho de Curadores, John Germ.

Poderia, por analogia, afirmar: “A Fundação Rotária deve ser a paixão do clube”, pois nos clubes poderemos servir e transformar nossos sonhos em realidade.

* O autor é Marcelo Haick, curador 2021-23 da Fundação Rotária.

diretoria@hso.com.br