Clubes em Ação

Voltar

ACERVO

Voltar

Colunistas

Celebre o Dia Mundial de Combate à Pólio

mai 26, 2017

Em várias partes do mundo, muitas pessoas acham que a poliomielite não existe mais. Até mesmo alguns rotarianos, especialmente os mais jovens, que nasceram após as epidemias da doença, são da opinião de que, como a pólio não existe em seu país, ela deixou de ser um problema mundial.

Para conscientizar a população de que as coisas não são bem assim, nós lançamos o Dia Mundial de Combate à Pólio, celebrado em 24 de outubro. Com o passar dos anos, ele foi comemorado de diferentes maneiras. Os clubes já arrecadaram fundos para iluminar pontos turísticos de seus países com a logomarca do End Polio Now e criamos eventos com transmissão ao vivo e a participação de especialistas em saúde pública, jornalistas e celebridades que são nossos embaixadores na luta contra o vírus.

Em parceria com o Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), faremos um evento em comemoração a este dia especial na sede da entidade, em Atlanta, EUA. A gravação estará disponível para quem não puder assisti-la em tempo real. Na ocasião, Tom Frieden, diretor do CDC, e Jeffrey Kluger, editor sênior da revista Time, falarão com profissionais da área de saúde sobre os marcos e desafios na erradicação da pólio.

Queremos que os rotarianos celebrem o Dia Mundial de Combate à Pólio em todos os lugares. Como gostaríamos que acontecessem pelo menos 1.000 eventos em comemoração à data, peço a você para marcar uma reunião com rotarianos e outros interessados no assunto para assistirem ao evento no CDC. Você ainda pode inscrever seu próprio evento pelo site www.endpolio.org/pt/worldpolioday

Não podemos nos deixar enganar. A poliomielite ainda existe, mesmo que tenha sido reduzida em mais de 99,9% desde 1988. Estamos quase lá, mas enquanto o número de casos não for zero, o vírus continuará representando uma ameaça a todos nós. O Dia Mundial de Combate à Pólio é uma excelente oportunidade de divulgar em seu clube e na comunidade que é imperativo continuarmos nessa luta.

* O autor é Kalyan Banerjee, chair do Conselho de Curadores da Fundação Rotária.

(Mensagem de outubro de 2016)

Share This