Celebrando até onde nós chegamos

out 2, 2017

Prezados companheiros rotarianos,

Alguns anos atrás, o Museu de Melbourne, na Austrália, onde minha filha trabalhava, exibiu um pulmão de aço, um tipo de ventilador que permite à pessoa respirar em caso de paralisia dos músculos inspiratórios, ou quando o esforço necessário para a respiração excede a capacidade do paciente. Para aqueles da minha idade, que se lembram das terríveis epidemias de pólio da década de 1950, esse pulmão de aço é um testemunho do quanto avançamos na guerra contra a poliomielite: um equipamento médico, que já foi tão importante, agora se tornou literalmente peça de museu.

Para grande parcela do mundo, a história da pólio é simples: após anos de pavor, uma vacina foi desenvolvida e uma doença vencida. Mas para outras partes do mundo a história foi diferente. Em muitos países, a vacina não estava disponível, a vacinação em massa era muito cara ou simplesmente não era possível chegar até as crianças. Enquanto o resto do mundo relegava a pólio aos seus museus, nesses países a doença continuava se alastrando – até o Rotary dar um passo à frente e dizer que todas as crianças, onde quer que vivessem e em quaisquer circunstâncias, mereciam viver livres da ameaça dessa doença.

Desde que o programa Polio Plus foi lançado, os esforços combinados do Rotary, de governos mundiais e da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio diminuíram a quantidade de casos da doença de cerca de 350 mil por ano para apenas alguns até agora, em 2017. Mas nós devemos zerar a ocorrência de casos e permanecer nisso para alcançar a erradicação. Para tal, precisamos da ajuda de todos.

Em 24 de outubro, celebraremos o Dia Mundial de Combate à Pólio, um dia para comemorar até onde chegamos e uma oportunidade para todos nós aumentarmos a conscientização e arrecadarmos fundos para concluir o trabalho de erradicação. Solicito a todos os Rotary Clubs que participem de alguma forma das atividades desse dia e incentivo você a acessar o site endpolio.org/pt para ter mais ideias e registrar o seu evento. Quer você organize um leilão, uma exibição em realidade virtual, uma caminhada de arrecadação de fundos ou um Purple Pinkie Day [Dia do Dedinho Roxo], seu clube realmente pode fazer a diferença.

Neste ano, o evento do Dia Mundial de Combate à Pólio ocorrerá na sede da Fundação Bill & Melinda Gates em Seattle, EUA. Você pode assistir à transmissão ao vivo pelo site endpolio.org a partir das 19h30, horário de Brasília. Como muitos de vocês sabem, o Rotary se comprometeu a arrecadar 50 milhões de dólares por ano durante os próximos três anos, quantia que será equiparada na proporção de dois para um pela Fundação Gates – efetivamente triplicando o valor de todo o dinheiro que o Rotary arrecadar nesse dia em especial e ao longo do ano. Vamos todos fazer a diferença em 24 de outubro e ajudar a eliminar a pólio agora!

* O autor é Ian Riseley, presidente 2017-18 do Rotary International.