COLUNISTAS

Caros companheiros rotarianos,

dez 1, 2015

Quando o exército canadense libertou a Holanda do nazismo em 1945, encontrou a população à beira da inanição. Tocados por tamanho sofrimento, e especialmente comovidos pelos rostos das crianças, quatro soldados baseados nos arredores de Apeldoorn decidiram realizar um Natal especial ao maior número de crianças holandesas que pudessem.

Juntos, eles coletaram barras de chocolate, gomas de mascar, balas e gibis entre seus colegas de divisão. Nos momentos de folga, os quatro trabalhavam com madeira e arames para fazer caminhõezinhos e blocos de montar. Um deles, arriscando ser pego pela polícia do Exército, vendeu seus cigarros no mercado negro e utilizou o dinheiro para comprar bonecas de pano. Apesar da tristeza de não estarem com suas próprias famílias em época tão especial, os soldados concentraram sua energia em ações que poderiam alegrar o Natal dos pequenos.

Em 1° de dezembro, já havia quatro sacos cheios de presentes e os soldados aguardavam ansiosamente o dia 25 para distribuí-los. Mas, dois dias depois, eles foram informados que voltariam ao Canadá no dia 6, bem antes do feriado. Tomados por uma mistura de emoções, eles resolveram que o melhor a fazer seria deixar os presentes no orfanato para serem distribuídos no Natal.

Na noite anterior à partida, os quatro se dirigiram ao orfanato, um deles com barba branca postiça e gorro vermelho. No caminho, eles se surpreenderam ao ouvirem o som dos sinos e verem as casas iluminadas apesar de o feriado só ocorrer dentro de algumas semanas. Ao chegarem, eles viram pela janela cerca de 24 meninos e meninas à mesa do jantar. A guerra terminara alguns meses antes, mas ainda havia escassez de comida e as crianças estavam magras e pálidas.

O Papai Noel bateu três vezes à porta. Como num passe de mágica, o burburinho que se ouvia dentro do orfanato cessou e um padre veio atendê-los. Sua expressão polida deu lugar a um ar de felicidade e as crianças correram alegres em direção aos recém-chegados. Os soldados pensaram que faltava muito tempo até o Natal, mas mal sabiam que chegaram na hora certa. Na Holanda, o dia de ganhar presentes do Papai Noel é no dia de São Nicolau, celebrado em 5 de dezembro!

Durante uma hora foi um alvoroço só, com a abertura de presentes e gritos de alegria. O último caminhãozinho de madeira e a última barra de chocolate foram para um garotinho que esperou pacientemente o tempo todo. Com um sorriso no rosto, o menino agradeceu aos soldados e disse algo ao padre. O padre sorriu, concordando. “O que ele disse?”, perguntou um dos soldados.

O padre olhou para eles com os olhos marejados e respondeu: “Ele disse: ‘Não te falei que o Papai Noel viria esta noite?’”.

Quando espalhamos alegria pelo mundo, multiplicamos a nossa própria alegria. Ao iniciarmos este mês especial, multipliquemos os presentes que recebemos, compartilhando-os com nossos semelhantes. Vamos espalhar carinho, gentileza e generosidade por meio dos nossos clubes e da nossa Fundação Rotária para que cada um de nós seja um presente para o mundo.

* O autor é K.R. Ravindran, presidente 2015-16 do Rotary International.

ARTIGOS