Caros companheiros rotarianos,

jan 13, 2016

Minha religião, o hinduísmo, tem uma história sobre dois sábios: Shaunaka e Abhipratari. Eles eram adoradores de Prana, o deus dos ventos. Certo dia, os dois estavam se preparando para almoçar quando um estudante pobre bateu à porta pedindo por comida.

“Garoto, nós não queremos ser importunados agora”, disseram. O jovem ficou surpreso, mas a fome o fez insistir.

“Digam-me, honoráveis senhores, que deus vocês adoram?”

“Prana, o deus dos ventos”, responderam os sábios impacientemente.

“Vocês sabiam que o mundo começa e termina com o vento, e que o vento se faz sentir em todo o universo?”

A esta altura, os dois sábios estavam muito irritados com a visita indesejável. “É claro que sabemos disso!”, responderam.

“Pois bem”, falou o estudante. “Considerando que Prana está presente no universo inteiro, ele habita em mim também, como parte do universo que sou. Ele está dentro do meu corpo faminto, que aqui vem implorar por um pouco de comida! Ao negarem alimento a mim, vocês negam alimento ao deus que dizem adorar.”

Os sábios então perceberam que o estudante falava a verdade e o convidaram para a refeição. Eles compreenderam, naquele momento, que ao abrir a sua porta para um necessitado, estavam não apenas beneficiando uma pessoa, mas também contribuindo ao alcance de um bem maior.

Na maior parte das vezes, nossa experiência no Rotary se baseia nas comunidades em que vivemos. Nós nos encontramos semanalmente em nossos clubes, no mesmo lugar e com os mesmos amigos. Enquanto quase todos nós, de uma forma ou outra, prestamos serviços internacionais, o Rotary que vivenciamos diariamente é bastante local. Assim, por vezes perdemos o foco sobre o que realmente significa o nosso trabalho, que é alcançar um bem maior.

Todo impacto que você causa como rotariano, individualmente e por meio do seu clube, é multiplicado pela força dos números. Quando você alimenta quem tem fome, educa quem tem sede de saber e protege crianças contra doenças, parece que o que fez não é muito. Mas não se deixe enganar. Você é um entre tantos outros fazendo as mesmas boas ações. Conjuntamente, podemos ter o impacto que buscamos: ser um presente para o mundo.

* O autor é K.R. Ravindran, presidente 2015-16 do Rotary International.