Em agosto nós comemoramos o Mês do Quadro Associativo e da Expansão. Lembramos da importância dos nossos associados logo no início de cada ano rotário porque nunca é cedo para trabalharmos pelo aumento do nosso número de companheiros. Na verdade, este é um trabalho que não pode parar. Para continuarmos servindo, o Rotary precisa crescer sempre.

Há anos que temos falado sobre a importância da Família Rotária. Neste ano, eu quero que as nossas atenções estejam voltadas também às nossas próprias famílias. Depois de 37 anos me acompanhando no Rotary, em 2013 minha esposa Corinna finalmente tornou-se rotariana. Estávamos fundando um novo clube em Taiwan quando ela me disse: “Chegou a hora de eu me tornar rotariana!”. Hoje Corinna faz parte desse novo clube, que possui 102 associados e é o segundo maior de Taiwan.

O ato de convidar nossos cônjuges para se juntarem ao Rotary não tem somente o objetivo de aumentar nossos números. A verdade é que a nossa organização ainda possui muito mais homens do que mulheres, e isso é algo que deve ser trabalhado. Quanto mais mulheres tivermos conosco, mais associadas em potencial virão para os nossos clubes – e com isso aumentamos nossa diversidade e produtividade.

Neste ano teremos um distintivo de lapela para apoiar o desenvolvimento do quadro associativo. Se convidar uma pessoa para se associar à nossa organização, você receberá um pin especial. Mas todos nós sabemos que esta tarefa não termina quando a pessoa se junta a nós. Ela só acaba quando o associado começa a sentir prazer em ser rotariano e não tem vontade de sair do Rotary. Por isso, precisamos garantir que nossos clubes sejam lugares agradáveis.

As pessoas se associam ao Rotary por vários motivos, mas permanecem quando acham que somos uma organização divertida. Por isso, quero lembrar a todos vocês que se divirtam em seus clubes e distritos. O Rotary se baseia na ideia de que o nosso serviço é mais eficaz quando servimos juntos com os nossos amigos. Então vamos vivenciar o serviço rotário e compartilhá-lo com as outras pessoas para Fazermos o Rotary Brilhar!

* O autor é Gary C.K. Huang, presidente 2014-15 do Rotary International.